TrackSource Estadual Roteável

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

TrackSource Estadual Roteável

#1 Mensagem por Ruy Lerac »

Aos usuários e Desenvolvedores do Projeto TrackSource


Acreditamos que muitos dos participantes deste fórum já estejam sabendo, por alto, com base em algumas mensagens esparsas que circularam na lista/fórum, que existe um sub-grupo (gps_compilador), criado há alguns meses atrás, com o objetivo específico de estudar e desenvolver sistemáticas que permitissem introduzir novas facilidades ao conjunto dos mapas TrackSource, principalmente a ferramenta de auto-roteamento.

As coisas foram caminhando devagar, sempre na medida da disponibilidade de cada um dos voluntários envolvidos, mas sempre caminhando. Durante este "trajeto" fomos agregando informações, experiências e conquistando alguns importantes aliados, inclusive do exterior, o que nos permitiu começar a gerar alguns mapas isolados com o auto-roteamento operacional, ainda que de uma forma bastante simplificada.

Esta experiência com os mapas isolados nos deu segurança para tentar vôos mais altos, o que efetivamente ocorreu e resultou num mapset Roteável não limitado às fronteiras de determinado Estado, ou seja, seria possível a criação de rotas interestaduais.

Assim sendo, estamos informando aos colegas que encontra-se disponível para testes o primeiro protótipo de um conjunto de mapas roteáveis, que inclui os mapas unitários dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e que permite a criação de rotas automáticas no MapSource e nos GPS.

Convém destacar que os trabalhos se concentraram sobre os mapas Estaduais, ou seja, sobre o TE, por três motivos básicos;

-menor número de restrições nos entroncamentos;
-poder considerar todas as vias de mão dupla;
-maior abrangência territorial.

O trabalho requerido para incluir todas as informações minimamente aceitáveis, num mapa municipal de uma de nossas grandes cidades, está completamente fora da nossa disponibilidade atual. Mas a tecnologia, uma vez aprimorada, será, basicamente, a mesma.

Lembramos Também que os trabalhos ficaram inicialmente limitados à estes 3 estados, já que o primeiro protótipo interno foi feito sobre o TE-RJ, que já se encontrava adaptado. então, para acrescentar e testar o roteamento interestadual ao protótipo inicial, foram agregados os seus estados vizinhos (o TE-ES encontrava-se pouco desenvolvido para ser incluído no processo), sem falar que a grande quantidade de trabalho ainda manual impediria a inclusão de mais estados no mapset agora divulgado. Obviamente a meta maior é agregar todos os estados ao TE Roteável, o que será feito, dentro das possibilidades restritas dos voluntários, a medida que estes outros mapas sejam adaptados ao processo.

Esta adaptação, que deve ser independente do processo normal de elaboração dos mapas TrackSource atuais (TM e TE), ou seja, efetuada sobre cópias dos arquivos originais, será posteriormente detalhada para todos os interessados, mas adiantamos que, resumidamente, deverá consistir:

- na criação dos pontos comuns nos cruzamentos
- da eliminação das descontinuidades eventualmente existentes nos tracks das vias trafegáveis
- na simplificação controlada do número de nós destes tracks.
- na criação da tabela básica de nós, essencial para funcionamento dos recursos de auto-roteamento e endereçamento.

já há ferramentas disponíveis para executar o trabalho, contudo de forma ainda não totalmente eficiente, o que por enquanto inviabiliza o lançamento do novo conjunto de mapas. É necessário discutir certos aspectos referentes à metodologia de trabalho, para que estas ferramentas possam receber as modificações finais e a produção periódica de um novo produto seja viabilizada.

não soltem foguetes ainda (até que um ou outro já pode ser solto), já que trata-se apenas de um protótipo que necessitará de muito trabalho adicional para a correção de algumas falhas e para a criação de uma rotina, o mais automatizada possível, que possibilite agilizar todo o processo, ainda muito manual.

Mas aí está. O primeiro grande passo na direção do auto-roteamento já foi dado. Os que se interessarem pelo que foi aqui exposto poderão ter acesso aos mapas, à alguns manuais e textos explicativos e à algumas ferramentas adicionais especialmente desenvolvidas, provisoriamente disponibilizados no endereço http://www.tracksource.org.br, na seção de downloads.

Solicitamos aos interessados em participar da discussão que leiam atentamente a documentação disponível. Nosso objetivo deve ser avançar, e não ficar esclarecendo aspectos já explicados na documentação. Assim sendo, aos que acessarem este material, que o leiam com atenção antes de enviar questionamentos à lista/fórum, pois o excesso de perguntas dificultará o retorno de respostas para todas elas, e iniciem os testes para identificação dos aspectos a serem otimizados em futuras versões dos mapas em questão. Aos que forem relatar resultados de testes, rogamos que forneçam informações detalhadas (modelo do GPS, modelo do MapSource, o que não funcionou, mensagens de erro, procedimento adotado, etc.).

[ ]'s Grupo gps_compilador


[ ]'s Ruy Lerac

Voltar para “TrackSource Geral”