ROTEAMENTO - Passo a Passo

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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#21 Mensagempor dudafurtado » 06 Fev 2008, 15:19

OK Paulo,

já consegui instalar e ta rodando.
Mas agora me diga uma coisa: eu vou ter que fazer aquela numeração em todas as ruas? :o Qual é o critério? É pelo número dos correios?
Vixe, se for isso eu até desanimei um pouco viu...

abração
Duda



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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#22 Mensagempor casaretto » 06 Fev 2008, 15:38

Duda

Na minha opinião, o endereçamento é o 'estado da arte' dos mapas.
Depois que tudo estiver perfeito, todas as ruas e restrições funcionando, somente aí vou pensar em endereços.

A busca por endereço é bastante rara. Em geral fazemos a busca por um POI. Mesmo assim é útil.
O Paulo Carvalho está colocando ferramentas que vão ajudar muito no EditorDeNos, como por exemplo, entrar somente com a numeração no final da rua e todas as intemediárias serão interpoladas pela distância. Isso inicialmente já ajuda muito. Depois aos poucos o refinamento vai melhorando.

não desanime. não há nenhuma obrigação.

[]'s,
Paulo


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#23 Mensagempor dudafurtado » 07 Fev 2008, 09:15

Ok Paulo...
não é complicado, é só trabalhoso...
O que eu não entendi é o critério para a numeração. Tipo assim: o primeiro é o número 1 mas e o ultimo? 500, 200, 700? Qual o critério? É por distância real da rua? Eu posso exportar meu arquivo gtm para o dxf e abrir no Autocad e ver essas distancias e coloca-las no Editor de nós?
Obrigado pela força Paulo.

abração
Duda



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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#24 Mensagempor casaretto » 07 Fev 2008, 09:33

Duda

....só é trabalhoso.

A lógica da coisa é a seguinte.
Para cada segmento de reta que une dois pontos (tracks) voce fornece deverá fornecer a numeração inicial e a final de cada lado do track e ainda dizer se é par, impar, os dois ou nenhuma.
Lembre que início e fim, respeitam o sentido da via (mesmo que mão dupla).

Estas informações estão disponíveis nas esquinas das ruas, na maioria das cidades. não é voce que diz se é 200 ou 500 e sim a Prefeitura.

Paulo


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#25 Mensagempor elderluis » 08 Fev 2008, 07:02

casaretto escreveu:Lembre que início e fim, respeitam o sentido da via (mesmo que mão dupla).

Estas informações estão disponíveis nas esquinas das ruas, na maioria das cidades. não é voce que diz se é 200 ou 500 e sim a Prefeitura.

Paulo


Aqui cabe uma atenção especial pq não é regra a numeração começar onde começa a mão de direção, existem cidades (a minha por exemplo) que é a verdadeira bagunça, inclusive em vias principais, não dá para confiar 100%, aliás, tem algumas vias que São mão única até determinado cruzamento, daquele cruzamento pra frente a mão inverte, porém a numeração continua, então em algum ponto do via a numeração vai ser decrescente em relação à mão de direção. Essa questão de numeração será algo complexo e trabalhoso, acho que ela será viável principalmente nas vias principais, em vias de periferia por exemplo, a numeração é aleatória, as pessoas colocam o número que mais lhe agradam sem qualquer critério, é possível ver casa seguidas com números 12, 53, 08, 203, 5, 94, etc... fico imaginando o coitado do correio para fazer as entregas... até acostumar ou aprender a sequencia sem lógica das casas, deve ser um sofrimento! heheheeh


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#26 Mensagempor casaretto » 08 Fev 2008, 07:26

Antes da atenção especial, cabe uma retificação especial. :-))

Acho que não fui deviadamente claro na minha explicação anterior.
A numeração física real das ruas nada tem a ver com a mão (sentido) do fluxo, pois uma prefeitura não vai ficar trocando a numeração quando altera o sentido da via. Tinha a ver com o sentido em que a via foi desenhada no GTM

Acho até que nem deveria ter tocado no assunto, pois agora, com o uso do EditorDeNos isso tem pouca importância, pois estamos colocando os números de forma visível, nas caixinhas a com isto, visualmente fica claro onde inicia e onde termina.

Paulo


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#27 Mensagempor dudafurtado » 09 Fev 2008, 12:11

Salve Paulo...

A minha próxima dúvida é a seguinte:
- Fiz todoas as restrições de manobras no Editor de nós, mas quando abro no MapEdit pra testar o roteamento, ele simplesmente não restringe nada, faz todas as conversões proibidas. O que fiz errado?

abração
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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#28 Mensagempor Ruy Lerac » 09 Fev 2008, 12:22

Como já alertamos seguidamente, o Conversor ainda não está preparado para ler os arquivos gti do editor de nós e passar estas informações para o mp. Por isso as restrições não estão sendo reconhecidas no MapEdit. Aguarde um pouco que nos próximos dias deve sair uma Versão nova do conversor com leitura dos gti´s.


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#29 Mensagempor elderluis » 09 Fev 2008, 23:51

O conversor identificará e indicará eventuais erros/bugs de restrição?

Editado pela Moderação
não faz sentido fazer o quote da mensagem imediatamente acima.
Isso até atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#30 Mensagempor Ruy Lerac » 10 Fev 2008, 02:46

As conversões não permitidas deverão ser identificadas, uma a uma, pelo desenvolvedor do mapa com as ferramentas do editor de nós. Somente estas serão consideradas pelo conversor. Todas as não marcadas serão consideradas como possíveis.


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#31 Mensagempor elderluis » 11 Fev 2008, 07:45

Ruy Lerac escreveu:As conversões não permitidas deverão ser identificadas, uma a uma, pelo desenvolvedor do mapa com as ferramentas do editor de nós. Somente estas serão consideradas pelo conversor. Todas as não marcadas serão consideradas como possíveis.


Acho que não me expressei muito bem no meu questionamento. Eu quis dizer se Após eu ter inserido uma restrição em um cruzamento, se por algum motivo der "pau" naquela restrição, conversor vai avisar que existe erro?


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#32 Mensagempor casaretto » 11 Fev 2008, 08:26

Elder

não há "pau" a ser informado pelo Conversor.
O roteamento recebe um conjunto de informações das vias e uma sequencia de nós que formam um "caminho" impossível.
Se este seu caminho estiver errado ou for sem sentido, nada vai acontecer. Simplesmente esta situação nunca será encontrada e não será usada.

Paulo


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#33 Mensagempor elderluis » 11 Fev 2008, 16:25

Paulo

Ok, entendido. Minha pergunta foi pelo motivo de que outro dia eu fiz uma restrição de manobra, depois, não me lembro por qual motivo, eu alterei o GTM naquele mesmo ponto, ao abrir novamente o editor de nós, a restrição que era vermelha ficou branca escrito "inexistente". Em tese, seria um erro/problema (ou clássico "pau") pq existia uma restrição em um local que o vértice foi movido de posição ou retirado, não me recordo.

Mas se o conversor vai simplesmente ignorar, melhor, menos diamantes vermelhos (malditos) para ter que administrar!! :wink:

Obrigado.


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#34 Mensagempor Ruy Lerac » 11 Fev 2008, 16:33

Eu não confiaria 100% nesta possibilidade. Dependendo como o conversor vai lidar com as informações do editor de nós, é bem possível que haja uma rotina de consistência que avise que as coordenadas de um ou mais nós dos arquivos gtm e gti não batem. Por sinal, acho até bom que tenha esta consistência. Talvez valha a pena dar um toque no Sergio que está elaborando a revisão do Conversor.


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#35 Mensagempor elderluis » 11 Fev 2008, 18:42

Ruy Lerac escreveu:Eu não confiaria 100% nesta possibilidade. Dependendo como o conversor vai lidar com as informações do editor de nós, é bem possível que haja uma rotina de consistência que avise que as coordenadas de um ou mais nós dos arquivos gtm e gti não batem. Por sinal, acho até bom que tenha esta consistência. Talvez valha a pena dar um toque no Sergio que está elaborando a revisão do Conversor.


Pois é, foi por esse motivo que eu perguntei, acho que quanto mais certezas através de ferramentas tivermos, ainda que não ostensivas ou embutidas, maior será a qualidade e confiabilidade dos mapas.


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#36 Mensagempor Ruy Lerac » 11 Fev 2008, 19:38

Conversei com o Sérgio e ele confirmou que existirá uma rotina de consistência no novo conversor que reclamará caso algum nó do gti não tenha correspondente (mesmas coordenadas) no gtm.


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#37 Mensagempor casaretto » 12 Fev 2008, 11:15

Retifico o que declarei


Uma coisa é informar manobras absurdas em nós existentes. Foi isso que entendi e isso será ignorado, conforme eu expliquei.

Outra coisa diferente, é ter informações inconsistentes, para nós inexistentes. Isso o EditorDeNós já está preparado e mostrou. O Conversor será ajustado provavelmente para recusar estas informações abosurdas, conforme o Ruy já explicou.

Paulo


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#38 Mensagempor dudafurtado » 12 Fev 2008, 11:23

Salve!!
Fiz vários testes de roteamento com o MapEdit e parece que ta tudo certo aqui em Varginha/MG. Como a sessão Desenvolvimento está fora do ar no site, gostaria que vcs já me adiantassem qual arquivo mando para a compilação:
- gtm;
- txt;
- gtm+gti;
- txt+gti

abração
Duda



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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#39 Mensagempor casaretto » 12 Fev 2008, 12:38

O envio é só do gtm, por enquanto.

Quando o Conversor estiver lendo o gti, será gtm + gti.

Paulo


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#40 Mensagempor elderluis » 13 Fev 2008, 07:17

Casaretto

A página de desenvolvimento do projeto http://www.tracksource.org.br/desenv/ está com problemas, nenhuma ferramenta está disponível para download, o servidor avisa que o arquivo não está disponível (Conversor, Validador, Otimizador e Editor de nós).

Tentei avisar na lista yahoo mas não sei pq só recebo emails do grupo, os que eu envio não chegam.


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