ROTEAMENTO - Passo a Passo

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
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ROTEAMENTO - Passo a Passo

#1 Mensagempor casaretto » 14 Dez 2006, 10:29

-O Objetivo deste tópico é explicar a metodologia para produzir um mapa roteavel, em auxilio aos manuais já existentes.
-As mensagens postadas aqui serão editadas, excluidas e alteradas, de forma a mantermos uma sequencia adequada ao que se propõe.

- Primeira regra básica, Este tópico não substitui os manuais. e a aplicação do dos passos orientados aqui somente produzirá¡ o resultado desejado com o entendimento do processo, portanto é obrigatório ler ATENTAMENTE os manuais do projeto tracksource (montar mapas) e da rotina de roteamento. Ambos estão disponíveis no site http://www.tracksource.org.br, no último tópico da página de download e na seção de Manuais. (Ruy)
Editado pela última vez por casaretto em 14 Dez 2006, 15:16, em um total de 1 vez.


Paulo Casaretto F
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PREPARAÇÃO DAS VIAS

#2 Mensagempor casaretto » 14 Dez 2006, 15:53

1 - PREPARAÇÃO DAS VIAS

1.1 - É FUNDAMENTAL que o mapa a ser trabalhado esteja dentro das especificações do Padrão do Projeto Tracksource, e, portanto tenha sido passado pelo Validador e nenhum erro tenha sido encontrado.

1.2 - ARQUIVO DE VIAS. Aconselhamos (não é fundamental) que seja criado um arquivo contendo somente as vias trafegáveis, sendo eliminadas todas as outras entidades, como POIs, limites, fundo amarelo, áreas, rios, etc. Se forem mantidas outra entidades, haverá fragmentação desnecessária e criação de pontos unindo coisas diferentes (EX: rio com ferrovia).

1.3 - COMUNICAÇÃO ENTRE AS VIAS. O roteamento só pode ser feito se no entroncamento entre as vias, houver um nó em cada uma delas. Para fazer isso, deve-se usar o arquivo do item 1.2 no GTM, e selecionadas todas as vias e usada a ferramenta FRAGMENTAR TRILHAS. Use várias vezes a ferramenta, poi o GTM falha na seleção e sempre irá restar alguma não fragmentada.

1.4 - OTIMIZAÇÃO DE TRACKS. Após a leitura do manual do Otimizador, gravar o arquivo do item 1.3 em formato TXT, como coordenadas decimais. Abrir o OTIMIZADOR e otimizar este arquivo, selecionando unir extremidades próximas ou coincidentes. O Manual aconselha usar a tolerância de 2m para municipios e 5m para estado. Temos usado 5m para municipio e 10m para estado, sem perda nenhuma de qualidade. Podem ser feitas duas otimizações, com tolerâncias diferentes e comparados os arquivos. Este arquivo otimizado passará a ser utilizado como base das vias a partir desta data. Desaconselha-se a efetuar novas otimizações sobre ele. Novas vias (obtidas por coleta de tracks em campo) devem ser otimizadas antes de ser acrescentadas, para eliminar o excesso e fragmentadas quando da inclusão. Vias desenhadas não necessitam ser otimizadas, devendo somente ser fragmentadas.

1.5 - VERIFICAÇÃO DOS VIADUTOS. Apesar do processo realizado no item 1.3, ainda restarão cruzamentos sem nós nas duas vias e extremidades próximas sem contato. É utilizado novamente o OTIMIZADOR para criar um arquivo com waypoints do tipo diamante vermelho para mostrar os pontos de ocorrência de cruzamentos sem nó (pelo menos numa das vias) que chamamos de viadutos.

1.6 - Depois de escolhido o arquivo otimizado que será adotado como base, abre-se este arquivo e coloca-se sobre ele o arquivo de viadutos criado. Deve ser analizado cada ponto mostrado, corrigindo os nós faltantes, com a ferramenta de fragmentar trilhas do GTM novamente.
Após a eliminação das causas de viadutos, o passo 1.5 deverá ser repetido com o arquivo corrigido atá que sejam eliminados todos os erros. Viadutos reais devem permanecer como viadutos.


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#3 Mensagempor almocafre2006 » 09 Mar 2007, 15:11

Achei muito clara sua explicacao. so nao compreendo uma coisa. Se eu otimizar o arquivo txt o que fara com que o arquivo gtm tambem seja otimizado. desculpe se escrevi besteira.
S! Ricardo



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#4 Mensagempor casaretto » 09 Mar 2007, 15:30

Ricardo

Voce pode ler no GTM o arquivo txt criado e depois salvar como seu novo .gtm .
Lembre-se que a otimização somente deve ser feita uma única vez. Caso voce queira adicionar novas vias, crie um arquivo somente com estas vias, otimize e depois acrescente ao seu "titular". Lembre-se, ao combinar, de selecionar as vias e fazer o fracionamento, para que sejam criados os nós de interseção.

Paulo

Editado pela Moderação
não faz sentido fazer o quote da mensagem imediatamente acima.
Isso até atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.


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Muitas dúvidas!

#5 Mensagempor erikdias » 26 Abr 2007, 01:46

Estou com diversas dúvidas sobre roteamento. já li de tudo e não encontrei as respostas. Vou postá-las devagarzinho pra não cansar vocês, hheheeh!

A primeira dúvida é a seguinte: Criei o mapa e mandei verificar se tinham diamantes. Apareceu um monte e aí desfragmentei as trilhas e sumiram quase todos, entretanto, ficaram 4 diamantes em todo o meu mapa. não consigo fazê-los sumir. Isso surgiu no cruzamento de duas vias mas as trilhas estão separadas (fragmentadas), creio que eles não deveria estar ali. Enfim, o que eu faço??? Se tiver diamantes o processo de compilação não vai pra frente?



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Roteamento

#6 Mensagempor casaretto » 26 Abr 2007, 09:21

Essa é uma dúvida muito pertinente.

Existem duas causas para isso.

A primeira é a existência de segmentos muito pequenos ou com tamanho igual a zero em uma das vias. Arraste o ponto das duas vias para verificar.

A segunda causa é que o GTM tem um "defeito" ou caracerística. Se uma das duas vias ja contiver uma quebra no ponto de cruzamento, ele não fragmenta a outra.
Essa é a melhor forma de marcar um cruzamento onde há um viaduto real, deixando uma quebra em uma das vias.

Em contrapartida, para eliminar esse diamantes, tem de:

- primeiro descobrir em qual é a via que falta a quebra. Isso pode ser feito, selecionando os segmentos pertos do cruzamento e observando a localização do ponto que indica o meio do segmento;
- depois criar uma via ficticia perto, criando um cruzamento com a via desejada e fazer a fragmentação.
- por último, eliminar a via ficticia e arrastar o ponto para o cruzamento real.


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Forster

Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#7 Mensagempor Forster » 28 Ago 2007, 21:07

Estava submetendo mapas para teste de roteamento agora pouco e notei um vídeo na pagina de envio.. Apesar de eu ja ter aprendido a remover o problema de proximidade de nós de roteamento no passado (depois de algumas surras do GTM e com a ajuda do Casaretto em outro tipo de situação), acho que a ideia de se colocar esses vídeos é otima para auxiliar aqueles que estão começando.

não sei quem fez, mas ficou muito legal. parabéns!

Abraços.



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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#8 Mensagempor casaretto » 28 Ago 2007, 22:19

Créditos ao nosso amigo Rodrigo Severo, mais novo componente da ADM.

O filme ainda está em teste e deve ser melhorado e criados outros.

Paulo


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#9 Mensagempor Hélcio Assis » 29 Ago 2007, 18:47

- Boa noite a todos.
Existe o vídeo que fala como eliminar a proximidade de nós?
Tenho conhecimento dos vídeos sobre formatação e traçados!
Se existe onde encontrar e como acessar?


Abraços,
Hélcio G. Assis
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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#10 Mensagempor casaretto » 30 Ago 2007, 08:54

O Rodrigo ainda está iniciando a fazer os vídeos.
Eles estão sendo colocados na página de upload de mapas para roteamento.
Estamos juntando nesta página o Conversor e demais ferramentas para o roteamento.

Paulo


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#11 Mensagempor Hélcio Assis » 30 Ago 2007, 09:01

- Bom dia Casaretto, então quer dizer que ainda esta em fase de criação e ainda não se encontra disponível?


Abraços,
Hélcio G. Assis
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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#12 Mensagempor casaretto » 30 Ago 2007, 09:08

não.

não foi isso que quiz dizer.
Disse que a primeira Versão está na página de upload, mas será substituida e completada por uma Versão mais elaborada.
Pode ir lá e dar uma olhada, mas sabe que virá coisa melhor.

paulo


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#13 Mensagempor Hélcio Assis » 30 Ago 2007, 10:00

- Ok, Casaretto, vou dar uma olhada.


Abraços,
Hélcio G. Assis
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Re: Muitas dúvidas!

#14 Mensagempor Simeão Dias Gomes » 03 Jan 2008, 17:44

erikdias escreveu:Estou com diversas dúvidas sobre roteamento. já li de tudo e não encontrei as respostas. Vou postá-las devagarzinho pra não cansar vocês, hheheeh!

A primeira dúvida é a seguinte: Criei o mapa e mandei verificar se tinham diamantes. Apareceu um monte e aí desfragmentei as trilhas e sumiram quase todos, entretanto, ficaram 4 diamantes em todo o meu mapa. não consigo fazê-los sumir. Isso surgiu no cruzamento de duas vias mas as trilhas estão separadas (fragmentadas), creio que eles não deveria estar ali. Enfim, o que eu faço??? Se tiver diamantes o processo de compilação não vai pra frente?

Simeão: Passei pelo mesmo problema, sendo que 4 dos diamantes foram os mais difíceis.
1.- Marquei novos pontos nos cruzamentos das ruas envolvidas, alterei a formatação das mesmas para um formato não usado, a fim de usar o Ferramentas > Localizar trilhas por tipo e deletei elas.
2.- Depois marquei novas ruas usando os pontos que havia criado. Mas o erro continuava...
3.- Usei o Conversor e desmarquei a opção "Buscar nós de Roteamento" a fim de forçar a criação do arquivo .MP e abri com o MapEdit: Lá estavas as pequeninas trilhas ocultas. Em alguns nós nas 4 ruas (cruzamento de 2 ruas) o MapEdit mostrava um quadradinho roxo indicando 5 ruas, em vez do quadrado verde.
O manual do GPSMapEdit do Bento Amaral me ajudou muito. Tem imagens grandes e é mais macil de acompanhar que usar um video, pois permite imprimir e fazer anotações. É o mau hábito que tenho de criar apostilas do tipo passo a passo.



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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#15 Mensagempor dudafurtado » 02 Fev 2008, 18:39

Casaretto,
já eliminei todos os diamantes vermelhos. Qual o próximo passo?



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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#16 Mensagempor casaretto » 02 Fev 2008, 19:44

Duda

Depois de retirados os diamantes, é a hora de rodar o Conversor.
Os erros paresentados na tela do Conversor, São "inteligíveis".
A melhor maneira de corrigir, é abrir o mapa no GTM e depois abrir o arquivo nome.gtm.txt criado pelo Conversor. Nele estarão diamantes vermehos indicativos dos erros e linhas de aviso. Use o Contr F e procure primeiro por "erro" e depois por "aviso".
Provavelmente haverá uma lista de erros. Vá eliminando um a um.

Existem basicamente dois erros apontados pelo conversor:

1-Proximidade de dois nós inferior a 5,4m. Isto pode ser causado por duas vias com extremidades próximas, mas não conetadas ou por pequenos pedaços de vias sobrando (praticamente invisíveis). Use a ferramenta de arrastar para verificar as extremidades.

2-Cruzamento ou fechamento de uma via em si mesmo. Nenhuma via pode formar um círculo ou cruzar consigo mesma. Portanto, todas as rótulas, serão formadas por duas metades.

Depois que se pega o jeito, é muito simples.
Bom trabalho.

Uma dica. O GTM está com um bug que está sendo corrigido pelo Odilon. Quando se joga um txt em cima de um gtm, ao salvar, ele grava como gz e apaga o gtm. Use "Salvar como..."

Paulo


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#17 Mensagempor dudafurtado » 02 Fev 2008, 22:48

Ok Casaretto...
Mais uma etapa vencida. até que foi tranquilo. E agora???
Quando converti, ele gerou um arquivo mp que abre com o MapEdit. Minha dúvida é quando que eu entro com as TAG's de Roteamento. Eu achei que fosse antes do conversor.
De qualquer maneira, muito obrigado. Jajá meus municípios vão estar roteáveis.
abração
Duda



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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#18 Mensagempor casaretto » 03 Fev 2008, 07:35

Duda

Nada será alimentado no mp e nem será necessário o uso do Mapedit.
As tags de roteamento, basicamente a de mão única <MU> deve ser alimentada no GTM.
Pode raramente ter de alimentar alguma outra, mas é raro, como a de pedágio, restrição ao tráfego de algum tipo específico de veículo, etc.
Mesmo as tags de velocidade não devem ser alimentadas. Elas São atribuidas automaticamente pelo Conversor em função do tipo de via. Somente os casos especiais devem ser tratados, como por exemplo, uma via tipo BR, com limitação em 40km/h.

Agora é a hora de submenter para o TRU e começar a tratar o comportamento do roteamento. Uma coisa que dá trabalho é o acerto das mãos. Isto fica muito facilitado com o uso do EditorDeNos.

É com o EditorDeNós que irá ser alimentado os endereços, as restrições a manobras, etc.

Bom trabalho,
Paulo


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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#19 Mensagempor dudafurtado » 03 Fev 2008, 12:50

Obrigado de novo Casaretto!!!
A minha próxima dúvida é que não estou conseguindo abrir o Editor de nós. Eu baixo o arquivo (http://java.sun.com/javase/downloads/?intcmp=1281) mas não consigo executa-lo. Tem algum segredo?
Valeu de novo.

abração
Duda



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Re: ROTEAMENTO - Passo a Passo

#20 Mensagempor casaretto » 03 Fev 2008, 13:18

Duda

O instalador do EditorDeNós já verifica se voce tem o Java adequado (1.5 ou superior) para rodar o Editor.
Só precisa beixar e instalar e instalar o novo Java se o instalador avisar.

Caso sua Versão seja antiga, na página que vc colocou o link (tem vários) baixe o de título
Java Runtime Environment (JRE) 6 Update 4

Ele tem aproximadamente 68M.
não há segredo nem problemas na instalação.

Paulo


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