Garmin GPSMAP 60Cx e GPSMAP 60CSx

Espaço para fazermos avaliações técnicas sobre modelos de GPS.
Mensagem
Autor
Valadao
Mensagens: 78
Registrado em: 07 Fev 2006, 14:50

Re: Acurácia no 60CSx

#41 Mensagem por Valadao »

Esqueçam tudo que eu falei antes!!

Procurei confirmar, como os pontos tinham sido derminados inicialmente. Descobri que não tinha sido utilizado o GPS Geodésico.

Foi utilizado o procedimento tradicional, ou seja, partindo de um ponto de coordenada conhecida, e utilizando teodolitos (acurácia de milimetro) chega-se a coordenada procurada, que São os pontos que usei como referencia para checar a exatidão do 60CSx.

Porem, fui informado que existe um erro na determinação das coordenadas dos tais pontos de partida. Adivinhem de quanto?!?!?!?!

Exatos 7,80 m !!!! :D :D :D :D

Ou seja, como meu erro ficou na maioria dos casos em 7 metros e em um ponto de 8 metros a acurácia do 60CSx VARIOU DE 20 A 80 CENTIMETROS. MENOS DE UM METRO!!!!! :D :D :D

Estamos falando de Brasil, sem o auxilido de SAAS!!
Isso é fantástico! :D

Valadao escreveu:
nqnnospam escreveu:
Valadao escreveu: A única coisa que me surpreendeu foi todos os pontos cravarem exatamente no mesmo erro. não é muita coicidência não??
você fez as medidas todas mais ou menos no mesmo local e hora? Se foi, faz sentido o desvio ser semelhante.
Tem razão Sergio, agora encontrei um sentido, as medidasforam relativamente proximas em termos de local e hora.

Bem, assim que fizer tomarei outras medidas e comento aqui.


Mauricio Valadão
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa :)

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#42 Mensagem por Wallace »

Acho que não é assim que se calcula.
Imagina que o erro de medida deles é de 7 metros.
Ai pode acontecer do seu GPS ter um erro de 8 metros para a mesma posição do erro da medida.
Pela sua conta voce acharia que seu GPS tem um erro de 1 metro quando tem de 8.
Se fosse um erro de 9 metros para o lado oposto não seria um erro de 16 metros, mas 9.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
almocafre2006
Mensagens: 27
Registrado em: 08 Jan 2006, 20:21

#43 Mensagem por almocafre2006 »

Desculpem se estou escrevendo algo que já foi postado pois não lí todos os comentários. Uso o cartão de memória no 76CSx há algum tempo. Voce tem que habilitar o GPS para que faça um espelho do que é gravado. Com isso todas as trilhas que o GPS grava São passadas para o cartão. Cada dia gera um arquivo com a data sendo o nome do arquivo. Este arquivo diario não tem limite de pontos. Se voce colocar 1s de tempo para sinal, irá gerar naquele dia 60 x 60 x 24 pontos. Só vai para o cartão se estiver ativado o espelhamento. Se voce deixar gravar até 100% dos pontos permitidos pelo GPS na memoria de trabalho, voce não mais terá o espelhamento. Baixando o último firmware do aparelho voce tem a possibilidade de mostar na tela do PC ou LapTop os arquivos do cartão. não é aínda possivel retornar o arquivo para o GPS. Serve apenas para guardar e baixar no PC. Voce cuida quando chegar a 90% de memoria do GPS, limpa a memoria de trabalho e começa novamente do zero. Lá no cartão continua normalmente sem perder nada. Voce pode rodar gravando o dia inteiro sem ter que salvar a trilha no GPS e com isso perder qualidade. Eu já gravei 50 dias com aproximadamente 300km por dia e a memoria do cartão estava tranquila. Claro que o ideal é à cada trinta dias hogar estes arquivos em uma pasta do PC. Aí voce limpa o cartão e começa tudo denovo.
Espero ter acrescentado algo ao forum. abração, Ricardo



Valadao
Mensagens: 78
Registrado em: 07 Fev 2006, 14:50

#44 Mensagem por Valadao »

rssss....

Na empolgação, esqueci deste raciocinio óbvio. :oops:

Da proxima vez que tiver uma chance anotarei as duas coordenadas para comparar. Mas pelo fato dos números coicidirem em 100% dos casos, tou "apostando" que a acurácia vai dar excelente. :D Quem paga praver?? :?:
Wallace escreveu:Acho que não é assim que se calcula.
Imagina que o erro de medida deles é de 7 metros.
Ai pode acontecer do seu GPS ter um erro de 8 metros para a mesma posição do erro da medida.
Pela sua conta voce acharia que seu GPS tem um erro de 1 metro quando tem de 8.
Se fosse um erro de 9 metros para o lado oposto não seria um erro de 16 metros, mas 9.


Mauricio Valadão
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa :)

Valadao
Mensagens: 78
Registrado em: 07 Fev 2006, 14:50

#45 Mensagem por Valadao »

almocafre2006 escreveu:Desculpem se estou escrevendo algo que já foi postado pois não lí todos os comentários. Uso o cartão de memória no 76CSx há algum tempo. Voce tem que habilitar o GPS para que faça um espelho do que é gravado. Com isso todas as trilhas que o GPS grava São passadas para o cartão. Cada dia gera um arquivo com a data sendo o nome do arquivo. Este arquivo diario não tem limite de pontos. Se voce colocar 1s de tempo para sinal, irá gerar naquele dia 60 x 60 x 24 pontos. Só vai para o cartão se estiver ativado o espelhamento. Se voce deixar gravar até 100% dos pontos permitidos pelo GPS na memoria de trabalho, voce não mais terá o espelhamento. Baixando o último firmware do aparelho voce tem a possibilidade de mostar na tela do PC ou LapTop os arquivos do cartão. não é aínda possivel retornar o arquivo para o GPS. Serve apenas para guardar e baixar no PC. Voce cuida quando chegar a 90% de memoria do GPS, limpa a memoria de trabalho e começa novamente do zero. Lá no cartão continua normalmente sem perder nada. Voce pode rodar gravando o dia inteiro sem ter que salvar a trilha no GPS e com isso perder qualidade. Eu já gravei 50 dias com aproximadamente 300km por dia e a memoria do cartão estava tranquila. Claro que o ideal é à cada trinta dias hogar estes arquivos em uma pasta do PC. Aí voce limpa o cartão e começa tudo denovo.
Espero ter acrescentado algo ao forum. abração, Ricardo
Ricardo,

estou incafifado com isso. Tenho um 60 csx com o cartão original, acho a memória muito pequena para minhas necessidades. não localizei como se faz no aparelho para ativar este "espelhamento". Finalmente, quando aparece a memória 99% cheia é o cartão que esta cheio ou apenas a memoria do aparelho?

:?: :?:

[]


Mauricio Valadão
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa :)

Avatar do usuário
almocafre2006
Mensagens: 27
Registrado em: 08 Jan 2006, 20:21

#46 Mensagem por almocafre2006 »

Mauricio
Tem uma posição que vou olhar com detalhes e depois te respondo.
Quanto aos 99% ,é da memoria de trabalho do GPS, não do cartão.
A partir deste ponto voce não está mais salvando no cartão. Porisso é importante não deixar chegar nos 99.
Veja só: Eu coloquei de volta no cartão, 40Mb de trilhas salvas diariamente no cartão e que eu já tinha guardando numa pasta no PC. Foram aproximadamente 30 dias. O cartão é de 128Mb e deu certinho. Acusou 32% de memoria utilizada.
Mais um detalhe: Cada vez que voce liga ou desliga o aparelho, a trilha do cartão naquele dia fica com uma cor diferente.



Avatar do usuário
almocafre2006
Mensagens: 27
Registrado em: 08 Jan 2006, 20:21

#47 Mensagem por almocafre2006 »

Mais uma curiosidade: Este cartão é o mesmo cartão de expansão de memoria de diversos celulares. não o chip do celular e sim o cartão de expansão. Micro SD.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#48 Mensagem por nqnnospam »

Valadao escreveu: estou incafifado com isso. Tenho um 60 csx com o cartão original, acho a memória muito pequena para minhas necessidades. não localizei como se faz no aparelho para ativar este "espelhamento". Finalmente, quando aparece a memória 99% cheia é o cartão que esta cheio ou apenas a memoria do aparelho?
Na primeira mensagem deste tópico tudo isto está respondido. Tem até screenshots da tela onde se ativa o registro em cartão.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Valadao
Mensagens: 78
Registrado em: 07 Fev 2006, 14:50

#49 Mensagem por Valadao »

nqnnospam escreveu:
Valadao escreveu: estou incafifado com isso. Tenho um 60 csx com o cartão original, acho a memória muito pequena para minhas necessidades. não localizei como se faz no aparelho para ativar este "espelhamento". Finalmente, quando aparece a memória 99% cheia é o cartão que esta cheio ou apenas a memoria do aparelho?
Na primeira mensagem deste tópico tudo isto está respondido. Tem até screenshots da tela onde se ativa o registro em cartão.
OK, Sergio, dei uma lida lá, realmente ajuda.
As vezes fica dificil "garimpar" a informação e agente termina criando redundâncias.


Mauricio Valadão
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa :)

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#50 Mensagem por Wallace »

almocafre2006 escreveu:Desculpem se estou escrevendo algo que já foi postado pois não lí todos os comentários. Uso o cartão de memória no 76CSx há algum tempo. Voce tem que habilitar o GPS para que faça um espelho do que é gravado. Com isso todas as trilhas que o GPS grava São passadas para o cartão. Cada dia gera um arquivo com a data sendo o nome do arquivo. Este arquivo diario não tem limite de pontos. Se voce colocar 1s de tempo para sinal, irá gerar naquele dia 60 x 60 x 24 pontos. Só vai para o cartão se estiver ativado o espelhamento. Se voce deixar gravar até 100% dos pontos permitidos pelo GPS na memoria de trabalho, voce não mais terá o espelhamento. Baixando o último firmware do aparelho voce tem a possibilidade de mostar na tela do PC ou LapTop os arquivos do cartão. não é aínda possivel retornar o arquivo para o GPS. Serve apenas para guardar e baixar no PC. Voce cuida quando chegar a 90% de memoria do GPS, limpa a memoria de trabalho e começa novamente do zero. Lá no cartão continua normalmente sem perder nada. Voce pode rodar gravando o dia inteiro sem ter que salvar a trilha no GPS e com isso perder qualidade. Eu já gravei 50 dias com aproximadamente 300km por dia e a memoria do cartão estava tranquila. Claro que o ideal é à cada trinta dias hogar estes arquivos em uma pasta do PC. Aí voce limpa o cartão e começa tudo denovo.
Espero ter acrescentado algo ao forum. abração, Ricardo
Uma coisa que não faz sentido ai é gravar um ponto no track ativo a cada segundo.
Use o metodo automatico.
Ele otimiza a gravação de pontos; usando poucos pontos nas retas e mais nas curvas. Assim se fica um um track mais limpo e leve.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#51 Mensagem por Wallace »

Valadao escreveu:Ricardo,

estou incafifado com isso. Tenho um 60 csx com o cartão original, acho a memória muito pequena para minhas necessidades. não localizei como se faz no aparelho para ativar este "espelhamento". Finalmente, quando aparece a memória 99% cheia é o cartão que esta cheio ou apenas a memoria do aparelho?

:?: :?:

[]
Como respondi em outro topico, certamente voce esta fazendo um uso errado e com o GPS mal configurado.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#52 Mensagem por Wallace »

Outra coisa.
não precisa e não faz sentido guardar todos os seus tracks no GPS como refencia.
O mais inteligente é criar um mapa e neste ter os tracks já feitos.
Isso gasta muito pouca memoria de mapas e não deixa uma bagunca de tracks no GPS.
O ideal seria formatar estes tracks direitinho e incluin no projeto tracksource para todos.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Valadao
Mensagens: 78
Registrado em: 07 Fev 2006, 14:50

#53 Mensagem por Valadao »

Wallace escreveu:Uma coisa que não faz sentido ai é gravar um ponto no track ativo a cada segundo.
Use o metodo automatico.
Ele otimiza a gravação de pontos; usando poucos pontos nas retas e mais nas curvas. Assim se fica um um track mais limpo e leve.
Wallace,
usava o método automático mas achei as curvas muito mal definidas, com poucos pontos. Tambem não achei sensato definir um intervalo de tempo, pois assim terei uma infinidade de pontos quando estiver em um engarafamento e poucos pontos em velocidade. Partir para o exagero e coloquei um ponto a cada 20 m que é o que se usa para construção de estradas (estacas). Naturalmente fiquei com pouca memoria. :?

Quala opinião de voces? Para os mapas do projeto o método automático é suficiente??

[]


Mauricio Valadão
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa :)

Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#54 Mensagem por Ruy Lerac »

Valadao escreveu:
Quala opinião de voces? Para os mapas do projeto o método automático é suficiente??

[]
Sim. Para 99% dos casos. Apenas alguns acessos e trevos requerem atenção especial. Mais importante que o método é usar sempre uma boa antena externa.


[ ]'s Ruy Lerac

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#55 Mensagem por Wallace »

Veja se o seu GPS não tem um configuração do metodo automatico.
Os meus dois tem.
No 276C uso 9 metros de resolução no metodo automatico com uso no carro e 3 metros de bike.
No 60 CSx tem uma configuração para o auto ser mais ou menos detalhado.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
almocafre2006
Mensagens: 27
Registrado em: 08 Jan 2006, 20:21

#56 Mensagem por almocafre2006 »

No meu aparelho, 76CSx as máximas resoluções São 1s e 10m.
O cartão é de 128Mb.
Eu fiz um apanhado dos arquivos que tenho e dos oito arquivos com grande número de pontos cheguei a média de 8,4 pontos por kb de memória. Sendo assim, tenho capacidade de armazenar 13 dias ininterruptos ou 11.000 km com o seguinte raciocínio: resolução máxima igual a 10m/s ou 36 km/h. então se quero a máxima, quando estou abaixo de 36km/h uso 1s. acima disto, uso 10m. Usei este raciocínio para o máximo do cartão. É muito espaço. não tem como reclamar.
Um pouco de matemática nunca é demais.
S! Ricardo



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#57 Mensagem por Wallace »

Veja melhor no seu GPS.
não falei nem na configuração de selvar por tempo ou por distancia, mas sim na automatica que pode ter alguma subconfiguração.
Acho que não faz sentido usar 10 metros acima de 36 km/h, pois pelo que sei o seu GPS só atualiza os dados a cada segundo.
Ter muitos pontos não quer dizer um bom resultado final.
Um bom resultado num track é um track que represente o caminho com o minimo de pontos necessarios.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
Ivan
Mensagens: 585
Registrado em: 19 Nov 2005, 10:06
Localização: Brasilia
Contato:

#58 Mensagem por Ivan »

Tinha um GPSMAP 162 e agora estou com um 276.
Achei estranho o que vi na pagina 35 do manual PDF do 276, baixado da Garmin, quando se fala em gravar tracks. "Resolution records track points based on the resolution. The higher the resolution entered, the more points the unit creates to make the track."

Pergunto: nao seria o contrario ? Quanto mais baixa a resolucao, mais pontos no track ?

Obrigado.



Avatar do usuário
Haigh
Mensagens: 251
Registrado em: 14 Nov 2006, 11:29
Localização: São Paulo SP

#59 Mensagem por Haigh »

Questão de semântica. Mais alta resolução não é igual a um número maior. Resolução de 1 metro é maior que resolução de 10 metros. É neste sentido que eles querem dizer que quanto mais alta a resolução maior o número de pontos criados.

abração
Robert


Robert Haigh

It´s a WIKI world..... collaborate!

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#60 Mensagem por nqnnospam »

Haigh escreveu:Questão de semântica. Mais alta resolução não é igual a um número maior. Resolução de 1 metro é maior que resolução de 10 metros. É neste sentido que eles querem dizer que quanto mais alta a resolução maior o número de pontos criados.

abração
Robert
Sim. Resolução do track, no caso, é "o poder do track de descrever as nuances de um certo trajeto". Assim, maior (melhor) poder de descrição significa maior (melhor) resolução.

Uma resolução de 10 metros não descreve uma nuance de 5 metros.

Por outro lado, uma resolução de 1 metro descreve nuances de 5 metros e de 10 metros.

Logo uma resolução de 1 metro é melhor (maior) que uma de 10 metros.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Reviews”