Comprar ou não REFURBISHED

Mensagem
Autor
maury sade
Mensagens: 257
Registrado em: 10 Jan 2007, 11:12

Comprar ou não REFURBISHED

#1 Mensagem por maury sade »

Quem já comprou ou pensou em comprar um equipamento de um "importabandista" ou nos estandes de um shopping/galeria especializado em informática e importados deve ter ouvido o alerta de um amigo "entendido" ou de um vendedor querendo denegrir o concorrente perguntando a razão da diferença de preço: Você viu se ao equipamento não é “refurbished”?

Refurbi o quê? Refurbished. Ou remanufactured. Em português, remanufaturada ou recondicionada
Quando as pessoas pensam a respeito de produtos refurbished, o conceito geral é que estes itens são usados, que foram retrabalhados, concertados ou restaurados a um padrão aceitável. Esta definição é um dos exemplos de produtos refurbished, porém a definição é mais abrangente.
Não há nada de errado em vender um produto Refurbished. Desde que, é claro, o consumidor saiba disso e esteja de acordo com o fato.

A próxima pergunta, portanto, é se devemos confiar em produtos “refurbished”. Há quem discorde, mas a minha opinião é que sim. Em tese, qualquer produto recondicionado é extensamente testado e verificado pelo fabricante antes de ser reembalado. Eles também têm garantia, apesar de freqüentemente ela ser menor que a do novo, e quem tem o hábito de comprar coisas recondicionadas relata tão poucos defeitos quanto em eletrônicos novos.

O que faz de um produto um REFURBISHED?
Quando muitos de nós pensamos a respeito de “refurbished”, pensamos em algo semelhante a o motor de um carro que foi aberto, retificado, com peças originais trocadas por peças de segunda linha, em oficinas sem qualificação, etc. Contudo, no mundo dos eletrônicos a expressão "refurbished" não tem o mesmo significado.

Basicamente, um produto eletrônico pode ser classificado como “refurbished” quando enquadrado em algum dos critérios abaixo:

Devolução do consumidor – Direito de arrepende-se do negócio. Produtos que foram retornados ao fabricante pelos consumidores também são classificados como refurbished. Neste caso não existe nada de errado com o produto. O produto pode ter sido retornado por varias razões, incluindo o fato do consumidor simplesmente ter mudado de idéia sobre a compra. O mercado de refurbished é alimentado por itens devolvidos às lojas, em especial nos Estados Unidos, onde é comum pessoas comprarem um eletrônico, usarem por algumas semanas e pegarem o dinheiro de volta. O que a loja faz? Devolve ao fabricante, que recondiciona o aparelho para vender de novo.

Danos no transporte – Pacotes podem se estragar no transporte, porém o produto não foi comprometido. Então o distribuidor devolve ao fabricante, pois ninguém quer colocar na sua vitrine caixas estragadas. O fabricante é obrigado a inspecionar os produtos e re-empacota-los. Apesar disso eles não podem vender o produto como novo, então são etiquetados como “refurbished”. Nos casos onde houve algum dano causado no transporte, o fabricante pode trocar alguma carcaça ou consertar dano e vender novamente o produto como refurbished. Apesar de o produto ser refurbished, o nível de qualidade é o mesmo do produto novo.

Danos cosméticos – Arranhões, batidas que não afetam a performance do produto. O fabricante tem duas opções: vender como está, mais barato ou trocar carcaça. De qualquer maneira o produto é classificado como refurbished, Normalmente os defeitos são de natureza cosmética e não raramente difíceis de localizar a olho nu ou numa rápida “olhada”.

Mostruários – Apesar de algumas lojas venderem como mostruários, alguns fabricantes pegam de volta o produto, inspecionam e/ou reparam e vendem como refurbished. Isto porque a embalagem de fabrica foi aberta e o produto pode ter pequenos arranhões. Às vezes a loja prefere limpar o aparelho e vender como novo.

Defeitos durante a produção – Durante a fabricação, nas linhas de montagem, componentes específicos podem apresentar defeitos, os quais são detectados ainda dentro da fábrica. Porém os defeitos podem aparecer depois de vendidos. Isto pode gerar um “recall” para trocar o aparelho. Após o reparo de toda uma série produzida e retirada do mercado eles voltam a ser comercializados como refurbished.

Caixa aberta – Apesar de tecnicamente nada acontecer com o aparelho, a caixa aberta foi enviada ao fabricante o qual re-embalou e devolveu ao distribuidor. O produto agora é classificado como refurbished, porque foi re-embalado, apesar de nenhuma remanufatura ter ocorrido.

Produtos com sobre-estoque – Muitas vezes um distribuidor tem um grande estoque de um produto em particular e os coloca em liquidação. Às vezes quando o fabricante lança um novo modelo ele recolhe os modelos antigos e redistribui para outros revendedores para uma venda mais rápida. Neste caso o item também é classificado como refurbished.

Normalmente quando um produto eletrônico é devolvido ao fabricante por qualquer razão, eles são inspecionados e restaurados à especificação original, testados e re-embalados para venda como um produto que não pode mais ser vendido como novo, apenas como "refurbished".
Mas o mais surpreendente é que muitos fabricantes simplesmente classificam lotes inteiros de produtos novinhos em folha como refurbished. Por que? Para se livrar dos estoques a preços menores, sem admitir uma mudança na política de preços, principalmente para não violar acordos com grandes revendedores, obrigados a praticar o “preço sugerido”.

Observe ao comprar produtos Refurbished:
Como podemos ver não é clara a razão da classificação refurbished. È impossível ao consumidor saber a exata razão da designação "refurbished" daquele produto. Então devemos desconsiderar qualquer afirmação do vendedor a respeito do porque aquele produto foi classificado como tal.

Contudo, existem algumas considerações a serem feitas a respeito do produto refurbished.
1. A loja é autorizada pelo fabricante a vender produtos refurbished? Qual a origem destes produtos?
2. O fabricante dará alguma garantia sobre o produto? Lembrar da Lei do Consumidor
3. O vendedor trocara o produto caso não funcione? Lembrar da Lei do Consumidor
4. O vendedor oferece garantia entendida para o produto? Não significa que você tenha que comprar a garantia entendida, mas a oferta indica o grau de suporte oferecido pela marca. Além disso, distribuidores não autorizados não oferecem esta garantia.

Comprar aparelhos “refurbished” pode ser uma boa maneira de economizar dinheiro. O rótulo “refurbished” não deveria ter a conotação negativa que tem no Brasil. Afinal, mesmo produtos novos podem apresentar defeitos, vícios, falhas ou mau desempenho.
Finalmente, o importante ao comprar qualquer equipamento eletrônico é que o vendedor seja sério, que você possa inspecionar o produto antes da compra e testá-lo e que o vendedor e o fabricante ofereçam garantias efetivas do produto.

O que os Refurbished não são:
Vamos entender o que não pode ser considerado refurbished.
Existe um mal-entendido entre 'refurbished' e 'recondicionado'. E não é mesma coisa. Um refurbished pode ou não ter sido usado ou consertado, pelas razões acima citadas. Por outro lado, um aparelho recondicionado é um produto que foi usado por um período maior, talvez consertado, não necessariamente pelo fabricante e então revendido.
Produtos recondicionados ou usados devem ser mais baratos que os refurbished. Então, estes produtos sim, constituem elevado risco de problemas. Voce nunca sabe o real impacto sobre os componentes eletrônicos internos devido ao uso continuo ou prolongado.

Então antes de comprar pense:
O aparelho é refurbished pelo fabricante?
Tem preço mais baixo?
Tem garantia do fabricante
Tem garantia do vendedor?

Se a resposta é SIM para todas as perguntas, porque não comprar?

Fontes:
http://www.wisegeek.com/what-are-refurb ... oducts.htm
http://wnews.uol.com.br/site/colunas/ma ... nteudo=305
Editado pela última vez por maury sade em 03 Jan 2011, 17:33, em um total de 3 vezes.


Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Desenvolvedor Municipal - Tracksource
Curitiba - PR

Avatar do usuário
andronics
Mensagens: 401
Registrado em: 14 Set 2009, 18:33
Localização: Saquarema

Re: Comprar ou não REFURBISHED

#2 Mensagem por andronics »

GPS: GARMIN OU TOTOM TOTOM O RESTO É VISUALIZADOR EM 2D DE MAPAS
DIGA NÃO A PIRATARIA
COMPRE SOFTWARE ORIGINAIS
O BARATO SAI CARO.
FELIZ 2010


aposentado sem fazer nada.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”