GPS evitando multas de trânsito

Assuntos relacionados com o Código Nacional de Trânsito e suas implicações ao uso do GPS em automóveis.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
budadillos
Mensagens: 36
Registrado em: 14 Jan 2007, 23:29

Re: GPS evitando multas de trânsito

#21 Mensagem por budadillos »

É uma pena os POIs de radar nw estarem todos cadastrados...

Fiz isso manualmente...

Baixei os pois do projeto, depois no Mapsource abri o arquivo e acrescenteni um a um...



elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: GPS evitando multas de trânsito

#22 Mensagem por elderluis »

O GPS foi recentemente liberado para uso automotivo em deslocamentos, porém, DVD ou qualquer outro aparelho que gere imagem que não seja de geoposicionamento, está proibido.

Anti-radares e similares continuam proibidos, os infratores estão sujeitos à apreensão do veículo para sanar o problema.


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: GPS evitando multas de trânsito

#23 Mensagem por Wallace »

Elder, eu entendo que anti-radar é proibido.
Mas para mim o detector de radar não seria.
Muitos detectores de radar tem outras funções como avisar para veiculos proximos com luzes de alerta ligadas e no EUA se tem uma especie de sinalizador eletronico que envia um sinal para o aparelho da um alerta, muito usado quando se tem obras na pista, ou mesmo pela policia em caso de acidente ou dificuldade qualquer na via.
Acho no minimo discutivel se o detector é ou não realmente ilegal aqui pela lei.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: GPS evitando multas de trânsito

#24 Mensagem por elderluis »

Wallace, concordo em partes com vc. não vamos esquecer que estamos no Brasil e que esse tipo de tecnologia usado em obras, polícia, etc, está anos luz da nossa realidade, e ainda, aqui na república das bananas, a "lei de gerson" é que impera, gente querendo levar vantagem em td.... a maiorias das pessoas (não generalizando) com um anti-radar, vai andar com o esmeril comendo no motor, achando que não tem perigo ou que ele está "garantido" pelo aparelho. Particularmente sou contra. Se estivessemos na Finlandia, Dinamarca,Suiça ou algum lugar desse nível, eu poderia até considerar, mas aqui.... SEM CHANCE....


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: GPS evitando multas de trânsito

#25 Mensagem por Wallace »

Sim, mas um detector de radar é realmente proibido ?
Eu já fui parado na estrada com a Land 110 com GPS, Detector de radar, inclinometro, busola e mais um milhão de coisas sobre o painel (carro era da namorada) e o policial se limitou a pedir os documento (era inicio do ano e eu já estava com os documentos novos) e deu uma volta na 110 e me devolveu os documentos.
Achei até engraçado ele não me questinoar de quem era o veiculo rs rs.
E não sei se de tanta coisa no painel ele nem reparou no detector.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: GPS evitando multas de trânsito

#26 Mensagem por elderluis »

Wallace escreveu:Sim, mas um detector de radar é realmente proibido ?
Eu já fui parado na estrada com a Land 110 com GPS, Detector de radar, inclinometro, busola e mais um milhão de coisas sobre o painel (carro era da namorada) e o policial se limitou a pedir os documento (era inicio do ano e eu já estava com os documentos novos) e deu uma volta na 110 e me devolveu os documentos.
Achei até engraçado ele não me questinoar de quem era o veiculo rs rs.
E não sei se de tanta coisa no painel ele nem reparou no detector.
É proibido sim. Sem a menor dúvida! não confunda maus profissionais e/ou profissionais desinformados/desatualizados com o que a lei autoriza ou proibe. São coisas totalmente distintas.


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: GPS evitando multas de trânsito

#27 Mensagem por elderluis »

Ah, só para esclarecer definitivamente e para mostrar como existem pessoas desinformadas, o artigo 230, inciso III do código de Trânsito Brasileiro, que é a lei mais básica simples e seca para quem trabalha com trânsito, é matematicamente taxativa:

"Art. 230. Conduzir o veículo:
...
...
III - com dispositivo anti-radar;

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa e apreensão do veículo
;"


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: GPS evitando multas de trânsito

#28 Mensagem por Wallace »

Estou para ver lei que não tenha varias interpretações.
A lei é clara: com dispositivo anti-radar

Mas anti-radar para mim é uma coisa e detector de Radar é outra.

Anti-radar impede o radar de trabalhar ou engana o radar de alguma forma.

Detector de radar para mim não impede ou engana o radar, simplesmente emite um alerta que tem certas ondas eletromagneticas na região, provavelmente geradas por um radar, entre outras funções.

Assim na minha interpretação o detector de radar é totalmente legal.

Se a lei tem alguma definição do que é um anti-radar gostaria de saber rs rs


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: GPS evitando multas de trânsito

#29 Mensagem por elderluis »

É por isso que eu amo o direito, ele não é matemática! :lol:

Essa sua teoria pode ser tranqüilamente exposta em um recurso de multa, afinal TUDO no direito é relativo e não existe direito absoluto, nem mesmo o direito a vida é um direito absoluto (senão, não existiria a famosa legítima defesa) quanto mais o que é um anti-radar.

Mas assim, posso lhe garantir que anti-radar é qualquer tipo de aparelho elétrico, eletrônico, nuclear, eólico, plasma, etc, etc, etc, etc, etc, que indique a existência de radares ou que interfira no radar. A lei é muita clara que qalquer dispositivo eletrônico de qualquer natureza no carro que seja relativo a radar, significa uma única palavra: pátio. Teorias sobre o que é ou deixa de ser um anti-radar serão alvo de apreciação depois por uma junta feita específica para essa análise e discussão, mas até aí, vc já ficou a pé no meio da pista e já teve que se virar pra poder ir embora pq seu carro ficou retido no "depósito". As teorias não impedirão de ter esse transtorno de ver seu veículo subindo no guincho.


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: GPS evitando multas de trânsito

#30 Mensagem por elderluis »

Acho que me enganei em um detalhe no post anterior. Existe sim um direito absoluto segundo a doutrina moderna. A doutrina moderna prega que o único direito absoluto e inviolável é da INTEGRIDADE FÍSICA. Ninguém poderá ser torturado sob hipótese ou alegação alguma para se obter qualquer tipo de informação ou vantagem da pessoa. Mas, tirando esse, todos os outros São discutíveis, principalmente definições de "anti-radares"... hehehe 8)


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

dresser
Mensagens: 43
Registrado em: 30 Jul 2006, 11:51
Localização: Santo André

Re: GPS evitando multas de trânsito

#31 Mensagem por dresser »

Mas assim, posso lhe garantir que anti-radar é qualquer tipo de aparelho elétrico, eletrônico, nuclear, eólico, plasma, etc, etc, etc, etc, etc, que indique a existência de radares ou que interfira no radar. A lei é muita clara que qalquer dispositivo eletrônico de qualquer natureza no carro que seja relativo a radar, significa uma única palavra: pátio. Teorias sobre o que é ou deixa de ser um anti-radar serão alvo de apreciação depois por uma junta feita específica para essa análise e discussão, mas até aí, vc já ficou a pé no meio da pista e já teve que se virar pra poder ir embora pq seu carro ficou retido no "depósito". As teorias não impedirão de ter esse transtorno de ver seu veículo subindo no guincho.
Estamos falando do poder discricionário do Estado aqui no caso (se autoridade decidir pela apreensão). O cidadadão que quiser perquirir seu direito, poderá fazê-lo quando bem entender, mas que terá transtorno, porque não é na estrada que ele ira obter a prestação jurisdicional.

E mais, não é função da autoridade policial estabelecer o contraditório (no sentido jurídico eu digo) com o cidadão numa eventual infração. Ele simplesmente dentro do bom senso, decide naquele momento, no entender dele, se há ou não ilegalidade na atitude do motorista. Ele tem poder pra isso e por isso Também pode responde em caso de excesso.


Abraços,

Willi
Garmin GPSMAP 276C /

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: GPS evitando multas de trânsito

#32 Mensagem por Wallace »

elderluis escreveu:Anti-radares e similares continuam proibidos, os infratores estão sujeitos à apreensão do veículo para sanar o problema.
Bem como sua frase anterior acima diz que basta retirar o detector de radar para não ter o veiculo apreendido, correto?
Ai que para mim fica mais claro a diferença entre ambos, pois os anti-radar que conheço tem que tem uma instalação fisica no veiculo (mas posso estar desatualizado), ai sim faz sentido a lei para o anti-radar.
Os dectores não tem instalação, alguns tem até bateria e pode ser simplemente colocados no para sol como um controle remoto de portão.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: GPS evitando multas de trânsito

#33 Mensagem por elderluis »

A apreensão ou não é poder discricionário de quem fiscaliza, se ele quiser, ele pode mandar vc tirar o equipamento lá no pátio ou então ele faz a multa e te libera, mas é 99,999999999999999999% que o veículo vai para o pátio, quem garante que vc tira no local e depois da primeira curva coloca denovo? Nada impede de vc tirar no pátio e depois da primeira curva do pátio colocar denovo, sem problemas, só que aí será uma nova infração e o ciclo administrativo da primeira infração foi completo, conforme a lei determina.

É igual suspensão de "catraca" ou "rosca" .... o veículo é surpreendido rebaixado, aí no proprio local o veículo é erguido e volta a altura normal. está certo? NÂO! É pátio! alteração de característica, só escaparia se o veículo viesse de fábrica com esse tipo de suspensão, o que São poucos veículos. Gol caixa, corsa, pálio e outros comuns que vemos com essas porcarias não vêem e cabe ao proprietário contratar um mecânico para ir até o pátio e recolocar a suspensão original. Ou então Após 90 dias o carro vai a hasta pública (leilão).


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: GPS evitando multas de trânsito

#34 Mensagem por elderluis »

Alex Rodrigues escreveu: ora, pipocas, se os motoristas estao fazendo uso de qq tipo de dispositivo que faça com os carros REDUZAM a velocidade antes mesmo de visualizarem o radar ou as placas de velocidade, ENTAO estao contribuindo para reduzir o numero de acidentes; estao qq dispositivo que contribua para a reducao deveria ser INCENTIVADO pelas autoridades e nao combatido.

uma autoridade publica que combate o uso de um equipamento que em sintese reduz o numero de acidentes por fazer com que mais veiculos e mais rapidamente reduzam suas velocidades em tese pode ser processada criminalmente pelo Ministerio Publico por estar incentivando a nao-reducao dos acidentes, sem considerar que é uma burrice descomunal.

nossas autoridades em vez de focalizarem na seguranca suas acoes, focalizam-se em caçar os cidadaos que estao apenas tentando sobreviver nessa selva nacional, onde os primeiros a desobedecer as leis sao os prefeitos, governadores e presidentes da republica; deveriam estar melhorando as estradas, melhorando a sinalizacao, fornecendo mais e melhores informacoes sobre as regioes em seus saites, melhorando o socorro fazendo campanhas de esclarecimento, atuando nas escolas e ensinando as criancas as regras de seguranca no transito, mas nao, a prioridade é caçar cidadaos, é sempre assumir que somos culpados ate prova em contrario.
Concordo em partes com seu post. Se estivessemos na Escadinávia, Japão, etc, seu post seria perfeito. Acontece que aqui no Brasil, onde muitas pessoas querem levar vantagem/proveito em td, a pessoa que estiver com um aparelho que possivelmente dê uma remota e longinqüa idéia de onde exista radar, vai aproveitar para "furar" o assoalho do carro com o pé onde o aparelho não apitar. Detalhe, por mais que sejam atualizados, esses aparelhos jamais retratarão 100% da realidade, ou seja, a pessoa está com a pseudo segurança que está protegida por um aparelho e vai correr feito um maluco, pois qdo apitar é só "tirar o pé" .... acaba servindo para muitos como uma espécie de incentivo a correr, praticamente uma instigação ao homicídio seguido de suicídio.

Particularmente sou contra, se todos tivessem consciência, não precisaria nem instalar radar, mas como muitos não têm, é preciso se utilizar de meios alternativos.

Qto "a caçar cidadãos que estão apenas tentando sobreviver nessa selva nacional", observe as estatísticas com detalhes.... mais de 80% dos acidentes, especialmente com evento morte em alguma das partes ou com vítima (seja leve ou grave, vai depender da "sorte" ou "azar" da pessoas, basicamente) envolvem jovens, na idade de 18 a 30 anos, faixa etária onde justamente desperta alguns "espiritos de competição" e por vezes acabam extrapolando os limites do bom senso e da razoabilidade. Uma parte significativa dos acidentes acontecem na "volta da balada", ou número feroz envolvem pessoas alcoolizadas, etc... um número baixíssimo de acidentes (porém existente, reconheço) envolvem pessoas no seu dia-a-dia normal, que não estão voltando de balada, não estão alcoolizadas, etc... porém, para proteger a grande "bolo" de pessoas que simplesmente ignoram ou se acham superiores a qualquer tipo de lei, pq é filho de fulado ou beltrano, se faz necessária a implantação de tais medidas.

não vou me extender, pq o assunto é técnico do direito principalmente e polêmico, mas veja alguns países europeus... Na Inglaterra por exemplo, ser surpreendido dirigindo falando ao celular, manipulando equipamento eletrônico (Ih, olha o GPS aqui!), fumando, comendo não dá mais multa, dá 2 anos de prisão! será que eles estão mais atrasados que nós que somos os únicos detentores da mais tradicional "capirinha, mulata e carnaval"??? A França instalou 5 mil radares de uma vez só em todo país além dos que já tinham, e repare que a França é menor do que o estado de SP; em Londres existe pedágio para acessar o centro da cidade, isso pq o trânsito estava virando o caos e para "desafogar" o "downtown" colocaram pedágio, ou seja, só vai e só paga quem realmente tem necessidade de transitar por lá...

E assim vai.... hehehe

Espero não ter sido ofensivo, mas acho que isso é um assunto extremamente delicado e merece centenas de pontos de vista. Este é o meu, não sei se está "certo" ou mesmo se é coerente, mas é minha ótica dos fatos.


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

speedcam
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Fev 2008, 09:54
Localização: São Paulo-SP

Re: GPS evitando multas de trânsito

#35 Mensagem por speedcam »

Foi veiculado hoje (13/Fev/08) uma notícia no Estado de São Paulo, que as autoridades legislativas de trânsito estão considerando proibir o uso do GPS para avisar a proximidade de radares !

Isso parece até brincadeira, mas como nosso colega disse, na Suécia isso foi proibido !

Creio que a bronca seja para os pequenos aparelhos como o Lince GPS e o Co-piloto, que tem uso exclusivo para identificar radares e avisar se estão acima do limite de velocidade para aqueles pontos ! A desculpa dos fabricantes é que o aparelho Também serve para marcar pontos perigosos, como ruas estreitas, pontes baixas, locais escuros durante o dia, etc, etc, etc...

Mas o GPS com softwares de navegação por mapas e rotas ??? Acho improvável ! Como nosso ilustre colega Alex disse, a fiscalização será impossível ! até porque, os GPS com mapas São regulamentados pelo Denatran ! Como voltar atrás ou restringir funções !? Os fabricantes evitam distribuir bases de radares gratuitamente, pois a interpretação é complicada, e eles querem evitar problemas !

No Brasil, acho que só a Airis (Infinity) e o RotaGPS distribuem gratuitamente bases de radares, mas São muito ruins, desatualizadas, imprecisas e com muitos pontos repetidos ! Parece que juntaram bases e fizeram uma só ! Sem filtrar ou comparar com sites oficiais !

Os POIs de radares São apenas POIs de locais importantes ! Só isso ! Sua função seria evitar acidentes, poiis os radares São colocados em locais com grande índice de acidentes ! Eles servem para lembrar e educar os motoristas a passar pelo local em velocidade regulamentar !

Se as autoridades de trânsito proibirem o uso dos POIs de radares, então estão admitindo que os radares tem carater arrecadatório !



elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: GPS evitando multas de trânsito

#36 Mensagem por elderluis »

Sua teoria do caráter arrecadatório tem fundamento. Na cidade de SP por exemplo, a segunda maior arrecadação é das multas de trânsito, perdendo em números somente para o IPTU. Em contra partida, se fossem exclusivamente arrecadatório, o governo dobraria o valor de qualquer multa, como está estudando aumentar em alguns casos.

Uma coisa é fato: este assunto é polêmico, sem fim e a nós meros mortais, só nos resta discutir e propor alternativas aos órgãos competentes, se elas serão ouvidas ou consideras, São outros quinhentos.... infelizmente.


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: GPS evitando multas de trânsito

#37 Mensagem por Wallace »

Eu vou dizer que como cidadão e motorista eu acho que se multa muito pouco no Brasil.
O que vejo de barbaridade e falta de respeito e cidadania no transito mesmo andando umas poucas quadra é um abusdo.
Se aqui fosse como na Suiça em que qualquer cidadão pode multar outro eu garanto que eu multaria mais que qualquer agente de transito que tem por ai.
Nunca vai existir uma industria da multa se ninguem violar as leis.
Mas quanto mais se viola as leis mais interesante é para o estado investir em multar pois o retorno é mais garantido.
Se existir uma forma de alguem como eu multar os infratores podem me falar ai.
Eu até mesmo já pensei na posibilidade a abrir uma empresa ou uma ONG sem fins lucrativos com a finalidade de multar os infratores, onde os valores arrecadados poderiam ser utilizados para melhor a sinalização viaria, orientação, educação e mesmo para manter e melhorar as proprias vias.
Se alguem sabe como viabilizar algo assim pode entrar em contato rs rs


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: GPS evitando multas de trânsito

#38 Mensagem por elderluis »

Wallace escreveu:Se existir uma forma de alguem como eu multar os infratores podem me falar ai.
Eu até mesmo já pensei na posibilidade a abrir uma empresa ou uma ONG sem fins lucrativos com a finalidade de multar os infratores, onde os valores arrecadados poderiam ser utilizados para melhor a sinalização viaria, orientação, educação e mesmo para manter e melhorar as proprias vias.
Se alguem sabe como viabilizar algo assim pode entrar em contato rs rs
Isso é uma função típica do Estado e apenas os agentes concursados especialmente para tal têm essa competência (ou autonomia, como queira).

Uma curiosidade extremamente interessante: em Mônaco, aquele país minúsculo, as multas de trânsito quando elaboradas, não vão para o órgão de trânsito como aqui no Brasil (Detran, Ciretran), elas vão para o FORUM, chegando lá o juiz que vai arbitrar o valor da multa, não existe tabela de valores igual aqui. Só que detalhe: o juiz fixa o valor da multa com um documento deles lá (não me recordo o nome) que tem o que o cara ganhou o ano inteiro, seria o equiavalente a nossa declaração de imposto de renda, ou seja, o juiz fixa a multa com base na realidade financeira da pessoa! Em outras palavras é para TRINCAR o pião que tomou uma multa, é pra levar uma vez só e a pessoa pensar 92847293487291347129384723984721398472139487 vezes antes de pisar mais forte no acelerador.

Teve um príncipe de um outro país que eu não me recordo qual levou uma leve e suave multinha dessas lá por excesso de velocidade, e diferentemente de algumas "repúblicas das bananas" por aí, o multa foi sim processada e serviu de exemplo para os ambos os paises. Aqui qualquer idiota que se auto entitula "doutô" se acha dono do mundo e quer ligar até pra jesus cristo qdo leva multa... sem comentários....


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

rodrigosv
Mensagens: 24
Registrado em: 08 Fev 2008, 23:53
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: GPS evitando multas de trânsito

#39 Mensagem por rodrigosv »

Pessoal,

Bem legais os posts dos colegas.
Minhas considerações sobre o assunto:

- Vamos lembrar que estamos no Brasil. Aqui, quem legisla, executa e julga as leis, muitas e muitas vezes, São os primeiros a não cumprí-las. Aí fica difícil né ?! Um país de trouxas pagando multas para subsidiar cartão corporativo ?

Vou procurar ser objetivo:

1- está superada a questão "GPS tira a concentração do condutor", certo ? Porque se apelarem para essa questão de volta, vou aproveitar para sugerir para proibirem Também os rádios/cd-players, instrumentos dos painéis dos carros (velocímetro, odômetro.....) e a mulherada de minisaia na calçada.

2- Se metros antes da fiscalização eletrônica, tem uma placa avisando sobre a câmera, meu Deus, QUAL É O PROBLEMA DE EU TER UM DISPOSITIVO DENTRO DO CARRO ME LEMBRANDO DISSO ? Pera aí, deixa eu fazer uma brincadeira séria: Se eu contratar um "avisador tabajara de pardais", explicando melhor este avançado instrumento: Se eu contratar um zé roela e colocar ele no meu banco do carona para ele ficar olhando para cada poste que se aproxima e gritar: "ATENÇÃO ! FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA HÁ 500 METROS".....quer dizer que isso é proibido Também ?

Ora, ao menos para mim, e não preciso que ninguém concorde com isso, fica aí a razão EXPLÍCITA da preocupação com a diminuição da arrecadação das multas flagradas pelos pardais.

Quanto mais eu estudo e intepreto as leis brasileiras (não sou advogado), mas eu vejo o quanto esse país não é sério.

NOTA: Dirijo com prudência, não corro, não avanço sinais, respeito as faixas de pedestres e não brigo ao volante. Mas já recebi várias multinhas de 67km/h. Tenho um GPS no carro e se vierem com essa de proibir, escondo o GPS e quero ver.

Nosso "pardal" é o voto e o ativismo.


Abs,

Rodrigo Souto.
Brasília - DF

GPSMAP 60 CSx

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: GPS evitando multas de trânsito

#40 Mensagem por nqnnospam »

não sei se sou muito azarado, mas todas as três multas que levei em rodovias foram indevidas. Nem no local da multa eu estava.

Recorri em duas, e como não tenho parente no STF, perdi e tive que pagar a multa.

Uma das multas foi de radar eletrônico, e a foto (tirada de frente) mostrava um veículo igual ao meu, mas a parte do para-brisa estava coberta por uma tarja preta. Se não estivesse, seria fácil provar que eu não estava dirigindo. Porque a foto vem coberta com uma tarja preta? Para dificultar o recurso? Qual o sentido disso? Prejudicar o cidadão?

As outras duas multas não tinham fotos. Foram aplicadas por um "agente de trânsito", mas o mesmo não parou o veículo infrator, só anotando a placa. Nem a cor do veículo aparece na notificação. Novamente, qual o objetivo disso? Prejudicar o cidadão?

Agora, vou ter que contratar uma firma ou sei lá o quê para a me acompanhar em todo lugar que eu vou, para que, ao ser multado, eu tenha testemunha de onde estava? Que absurdo é esse?

Eu acho que estas "multas eletrônicas" deveriam ser proibidas, até que os agentes de trânsito no Brasil cumpram com sua obrigação, que é estar na rua fiscalizando todo mundo, e não dormindo dentro dum carro enquanto um radar eletrônico tira fotos dos infratores e os deixa ir embora para cometer mais infrações.

Sobre a proibição do uso do GPS para identificar a posição de radares. Acho que as autoridades deveriam ir procurar o que fazer (como contratar mais agentes de trânsito e colocá-los na rua para realmente fiscalizar), porque senão vão ter que proibir Também as pessoas de decorar a posição dos radares.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Legislação”