Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

Espaço para enquetes e pesquisas de opinião.

Com quanto tempo sem alterações um mapa deve ser automaticamente disponibilizado?

Dois meses
16
12%
Três meses
44
33%
Seis meses
53
40%
Um ano (mantida período atual)
19
14%
 
Total de votos: 132

Mensagem
Autor
Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#1 Mensagem por Alex Rodrigues »

Precisamos saber por quanto tempo um determinado mapa deixará de ser de responsabilidade de um desenvolvedor, se não fizer atualizações.



Avatar do usuário
regis
Mensagens: 334
Registrado em: 13 Jun 2008, 21:44
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#2 Mensagem por regis »

Fiquei com uma duvida. O que se entende por "nao atualizado". Seria um mapa que recebeu contribuicoes, necessita de correcoes e nao foi corrigido, ou um mapa "pronto" que nao recebe contribuicoes ha' tempos?

Pergunto porque tenho mapas nas duas situacoes. Um deles recebe contribuicoes diarias, e todas sao incluidas. No entanto, tenho mapas que nao recebem nenhuma contribuicao, e embora nao estejam 100% prontos (nunca estarao...), estao perfeitamente utilizaveis, sem necessidade de alteraçoes constantes. Nesses mapas, so' faço modificaçoes quando viajo para as respectivas cidades, ja que nunca recebi colaboraçoes ou comentarios. Como sao cidades bem pequenas, ninguem por la' deve ter GPS...

:-)

Quanto a um mapa com contribuiçoes e alteraçoes pendentes, acho que o prazo ideal e' de dois meses. Ja um mapa "parado", sem contribuiçoes e melhorias e de pouca utilizaçao, poderia ficar um ano, ja que ninguem esta usando mesmo.

Sei que o objetivo da coordenaçao e' achar um padrao e uniformizar os procedimentos, por isso perguntei sobre o criterio para considerar um mapa desatualizado antes de se chama-lo de "abandonado".


Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.

Avatar do usuário
casaretto
Mensagens: 162
Registrado em: 20 Set 2005, 18:49
Localização: Balneario Camboriu SC
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#3 Mensagem por casaretto »

É considerado parado o tempo entre envio para compilação, independentemete dos motivos.

Minha opiniao pessoa é que é extremamente salutar a troca de desenvolvedores. Sempre que um mapa novo é pego para desenvolver, há a grande tesão inicial. Um grande desenvolvimento. Depois vem a fase da melhoria e finalmente a fase da preguiça onde só se coloca coisas que são enviadas e nem se faz mais levantamentos. É aí que deve entrar novo desenvolvedor, com tesão inicial.

Essa situação de ficar como desenvolvedor único, com medo que alguém pegue o mapa e estrague é uma grande bobagem. primeiro porque temos backups e segundo, porque niguém pega o mapa dos outros para bagunçar. Eu vejo como uma visão equivocada.

Existem desenvolvedores com mais de cem (100) mapas com desenvolvimento exclusivo. Porque ?
Ciume ? Deve ser, pois com certeza não conseguem nem lembrar do nome de todos eles.

Tenho mantido TODOS os meus mapas, com excessão dos estaduais, SEMPRE disponíveis para ser pegos por outras pessoas que possam dar andamento ao trabalho. E nunca me arrependi disso. Sempre houve melhoria significativa nos mapas.

Casaretto


Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#4 Mensagem por Wallace »

Oi Casaretto,

Não sei se tem mais alguem, mas eu estou nesta quantidade de 100 mapas para desenvolver.
Mas a grande maioria já esta como disponivel a outro desenvolvedor, e alguns não estão por simples falta de tempo para fazer isso.
O que falta é mesmo pessoal para ajudar no desenvolvimento, mas mesmo assim na media a cada semana 1 mapa que estou como desenvolvedor é pego por alguem.
Só que ai eu pego outro mapa que tenho algo para contribuir e esta parado sem desenvolvedor.
Eu votei no prazo de 3 meses que acho mais que razoavel.
Tem alguns mapas que realmente eu não gostaria de passar o desenvolvimento no momento pois ainda tenho muito o que contribuir como os SP Sul e Centro que possivelmente modifico cada um umas 3 vezes por semana (só hoje já fiz 3 modificações no Centro).
Na semana passada dei uma boa melhorada no do Ubatuba já que tinha um evento no final de semana que passou lá.
Neste final de semana devo ter um evento em Itatiba, como não estou como desenvolvedor dele já estou levantando contribuições para enviar ao desenvolvedor atual e vou melhorar os mapas que desenvolvo no entorno.

O problema é certamente quem some, ai 3 meses para mim esta de otimo tamanho.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

sorocab
Mensagens: 108
Registrado em: 30 Mai 2008, 12:42

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#5 Mensagem por sorocab »

Não tenho muitos mapas para desenvolver se bem que recentemente solicitei vários à administração - e estou aguardando, e também entendo que não deva permanecer por longo tempo parado, por isso votei em 3 (três) meses.

Mas acho que o mais difícil tem sido a falta de contribuições, ao menos no meu caso, que embora vez o outra apareçam pessoas perguntando como contribuir, são poucos os que efetivam, embora tenha incentivado-os a ajudar.

Grande parte das cidades que cuido já deixei "abertas" para novo desenvolvedor, não pq não queira mais desenvolvê-las, mas sim para dar oportunidade à outros que pretendam fazer, principalmente em localidades distantes que dificulta e em múito o deslocamento para a coleta de dados.

Inclusive, muitas das novas cidades que solicitei o desenvolvimento, o fiz pois percebi no mapa (TRU-SP) que há um vazio, e para tirá-lo passarei a desenvolvê-la, e quem sabe em breve, não passemos a ter as cidades do Estado de São Paulo no TRC-Brasil (com exceção de São Paulo que já está).


Paulo Roberto Sanches
Garmin Map 60 CSx

Avatar do usuário
regis
Mensagens: 334
Registrado em: 13 Jun 2008, 21:44
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#6 Mensagem por regis »

Concordo com o Casaretto. Peguei alguns mapas que estavam sem desenvolvedor (não existiam no TRC) e outros que estavam abandonados. Faço o que posso para atualizar e corrigir, mas priorizo as cidades que visito regularmente, além da que eu moro, é óbvio.

O Casaretto tem razão quanto à troca de desenvolvedores ser salutar, como em qualquer atividade humana. Espero deixar os mapas em boas condições, para que qualquer pessoa que assuma possa dar continuidade ao trabalho.

Voto em três meses também.

Já tá lá na enquete.


Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.

Avatar do usuário
Antonio Bubols
Mensagens: 10
Registrado em: 08 Fev 2007, 10:58
Localização: Rio Grande - RS

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#7 Mensagem por Antonio Bubols »

Acho relativo a questão de tempo, principalmente para locais onde o mapa já está bem adiantado (devido ao único trabalho do desenvolvedor) e sem NENHUMA ou raríssima contribuição. Aí seria moleza para um possível aventureiro que nunca contribuiu para o mapa pegá-lo e acrescentar alguns POIs. Acho que quem nunca contribuiu com dados não deveria pegar um mapa já (bem) desenvolvido.



Avatar do usuário
Luzemario
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Fev 2008, 17:00
Localização: Brasí­lia

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#8 Mensagem por Luzemario »

Prezados,

Como sugestão, sugiro que sejam publicadas estatísticas das contribuições feitas aos mapas, tais como quantidade, data da última contribuição, etc...

Cada lugar tem sua própria realidade, e precisamos estimular o recebimento de contribuições. Tal estatística também pode auxiliar os desenvolvedores, a fim de identificar quais os "mapas abandonados".

Hoje em dia, GPS não é mais "artigo de luxo, em quase todo lugar tem gente com GPS... mas torno a dizer: "é muito difícil contribuir com o projeto, tem que ser especialista em GPS"...

Já perdi as contas das vezes que ensinei meus amigos a salvar trilhas. Mesmo assim não recebo contribuições.


Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD

Serviços de Internet bons e baratos :) http://www.luzehost.com.br

Avatar do usuário
casaretto
Mensagens: 162
Registrado em: 20 Set 2005, 18:49
Localização: Balneario Camboriu SC
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#9 Mensagem por casaretto »

Wallace

Conheço seu trabalho e se voce solicitar 1000 mapas, vou bater palmas, pois sei que logo que terminar de colocar as informações que tem a mão, sempre disponibiliza a outro desenvolvedor. Minha crítica é dirigida a desenvolvedores que se tornam "donos" dos mapas e não aceitam a idéia que outros possam dar continuidade.
Continue seu trabalho. Contamos com voce.

Antonio.
Desculpe discordar. O nosso objetivo é sempre agilizar e melhorar a construção dos mapas.
Na minha visão, independentemente da importância do municipio, acho é mais interessante para o projeto, alguém novo pegar para colocar um ou dois pois, do que manter PARADO um mapa por um ano.
Temos a falsa impressão de responsabilidade. Achamos que alguém vai pegar nossos mapas e estragar. Isso não é verdade. Temos muitos backups e podemos recuperar um estrago intencional ou não.
Falo com propriedade, pois todos os meus mapas estão na condição de "Em desenvolvimento, disponível."
Todas as oportunidades em que alguém pegou mapas que foram meus, mantivemos bom relacionamento e trocamos informações. SEMPRE houve melhoria nos mapas.

A todos.
Infelizmente, se dependermos de contribuições, nossos mapas não vão ser desenvolvidos. Sabemos que é o trabalho de levantamento do DM que faz o mapa crescer. As contribuições nunca chegam nem a 10% do que está no mapa.
Eu vejo duas grande vantagens na troca periódica:
A primeira é que sempre que se pega um mapa estamos com todo o pique para desenvolver ou acrescentar o que temos. Essa tesão vai desaparecendo com o tempo.
A segunda é que fica muito mais fácil agregar novos desenvolvedores se estes pegarem mapas já desenvolvidos e forem acrescentar informações novas. É muito mais fácil aprender com o exemplo.

Também votei em 3 meses. Acho um período mais do que longo para deixar um mapa parado sem nenhuma melhoria. Quem não fez nada em três meses, certamente não vai fazer nada em um ano. E aí o Projeto fica nove meses travado, sem que o mapa possa ser desenvolvido.


Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

Avatar do usuário
Hélcio Assis
Mensagens: 1617
Registrado em: 18 Jan 2007, 16:33
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#10 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa noite a todos, votei em 6 meses, pois acho que é um tempo bom para ficar com um mapa e estar sempre melhorando o mesmo levando em consideração que muitos desenvolvem municipíos que são distantes de sua localidade e nem sempre podem ir em loco levantar ou conferir informações, visto que como dito contibuições são escassas e também porque podem acontecer fatos que nos afastem temporariamente do desenvolvimento, porém sem abandonar o mesmo.

No meu caso desenvolvo somente um municipio, pois assim posso me dedicar mais a ele e posso afirmar que quanto mais o tempo passa mais eu gosto e minha vontade de melhorar o mapa aumenta!

Estou por exemplo a mais ou menos 2 meses sem atualizar o mapa que desenvolvo, mas trabalhando quase todo dia no mesmo.
Mudei e onde estou residindo atualmente o nivel de expansão foi tão grande e repentino que nem linha disponível de telefone existe, imaginem internet, a previsão é para o mês de setembro.
No meu emprego bloqueiam quase tudo, tudo bem que hoje em dia o que mais existe é lan house, e poderia estar enviando atualizações, porém a comodidade de poder trabalhar e navegar em casa para mim é tudo.

Se o prazo fosse de 3 meses já estaria preocupado no que faria, por isso acho que 6 meses é um prazo bom.


Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas / Prudente de Morais / São João do Pacuí - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

Avatar do usuário
casaretto
Mensagens: 162
Registrado em: 20 Set 2005, 18:49
Localização: Balneario Camboriu SC
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#11 Mensagem por casaretto »

Helcio

Pense bem. Um único POI alterado por voce, vai garantir sua POSSE do mapa por mais N meses. Para quem tem interesse em desenvolver, como voce demonstra, por pior que seja sua internet é bastante fácil garantir a continuidade.
Além disso, o mapa não vai ser "arrancado" de voce. Vai ser colocado em "Em desenvolvimento, disponível". Ou seja, continua com voce. Se voce, depois disso, enviar uma contribuição, continua com o mapa.

Excessões, como a sua, avisando que tem problemas com a net, serão tratadas, como sempre foram.
O que não podemos é deixar cidades abandonadas meses e meses sem nenhuma melhoria, e com pessoas interessadas em melhorar.
Voce não tem ideia de quantos mapas são solicitados e simplesmente nada é feito neles. Enquanto isso, ninguém mais pode assumir o desenvolvivento. Está na hora de pensarmos mais no resultado para o projeto e menos em nós.


Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

Avatar do usuário
Hélcio Assis
Mensagens: 1617
Registrado em: 18 Jan 2007, 16:33
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#12 Mensagem por Hélcio Assis »

- Ok Casaretto, concordo com você!


Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas / Prudente de Morais / São João do Pacuí - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

ricardobertulli
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Out 2008, 11:29

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#13 Mensagem por ricardobertulli »

Votei em 3 meses pois acho que é um tempo razoável para pelo menos dar uma olhada no mapa e ver se tem alguma modificação a se fazer, nem que seja pegar uma rua que esta sem nome e corrigí-la, ou até mesmo colocar um novo ponto de interesse.

Sei que não é fácil, eu mesmo tenho apenas 1 mapa, que é o de Taubaté, e tem muita coisa que sei que ainda tenho que fazer, mas como disse se em 3 meses não conseguiu fazer nenhuma alteração é por que infelizmente, por algum motivo, já esta sobrecarregado. Ai vejo o momento de se passar para um outro desenvolvedor, que talvez esteja mais folgado ou mais motivado para contribuir.

A contribuição é algo que fazemos como colaboradores, todos nós temos nossas atividades diárias, e temos de alguma forma contribuir, nem que seja uma contribuição de passar o mapa para outra pessoa.



jtelo
Mensagens: 25
Registrado em: 16 Abr 2008, 12:35
Localização: Santa Maria - RS

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#14 Mensagem por jtelo »

Olá
Gostaria da opnião dos senhores,
tenho 2 mapas mas eu ando pelo interior de cerca de 12 municipios; portanto tenho bastante dados salvos mas o problema é compilar esses dados o tempo é bem curto por isso não tenho como atualizar os mapas até porque não possuo a maioria e acho bem complicado de validalos etc,
Não teria como alguem ficar responsavel pelo compilamento dos dados ja que eu coleto trilhas de estradas do interior quase todo dia:?
obrigado


60 CSx
Estrada de Terra é meu chão!!

Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#15 Mensagem por Danniel »

Você pode mandar pro desenvolvedor estadual e pros desenvolvedores municipais se estes mapas forem desenvolvidos.

Não é obrigatório mandar formatado, mas ajuda bastante pois vc sabe como é o tipo de estrada, às vezes é difícil pro desenvolvedor "adivinhar"


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Avatar do usuário
Luzemario
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Fev 2008, 17:00
Localização: Brasí­lia

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#16 Mensagem por Luzemario »

Também votei nos 6 meses. Já é um ganho de 50% em relação ao que é hoje, pelo menos até avaliarmos os impactos causados pela ausência de internet, outras tarefas, esquecimento, etc.

Concordo com a possibilidade do mapa ficar sendo desenvolvido e ao mesmo tempo disponível, assim como defendo a manutenção por mais de um, assim qualquer interessado poderá ajudar, quando assim bem entender, de forma coordenada.

Mesmo entre nós desenvolvedores, noto que houve uma "esfriada geral" no rítimo, por diversos motivos.

A impressão que tenho é que as outras pessoas acham que (nunca/não) vão ter capacidade de desenvolver, dada a "complexidade" das tarefas e softwares envolvidos.

Convido aos mais experientes em documentação a criação do "Manual do Desenvolvedor" (por favor, não me falem do Wiki cheio de páginas desatualizadas e dispersas).

Muita coisa já foi mudada/melhorada depois que o Wiki foi feito, mas isso só pode ser lido se houver muita paciência para vasculhar o fórum. Se a pessoa mal tem tempo/coragem para desenvolver o que já tem (Wallace, estou falando dos 197 desenvolvedores que ainda não votaram), imaginem se ele vai ter tempo de cascavear o fórum?

Essa dificuldade não é minha. Lembrem-se dos posts do ThunderCell que culminaram na criação de outro site de GPS por parte dele, voltado para iniciantes.


Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD

Serviços de Internet bons e baratos :) http://www.luzehost.com.br

Avatar do usuário
leomoura
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Jun 2008, 15:39
Localização: Balneario Camboriu - SC
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#17 Mensagem por leomoura »

tb concordo com Casaretto.



Avatar do usuário
Simmonds
Mensagens: 192
Registrado em: 14 Dez 2007, 00:16
Localização: Salvador
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#18 Mensagem por Simmonds »

Bem Pessoal, como Casaretto disse la no começo, tem gente com 100 mapas.......

Eu tenho 50 Municípios oficialmente, e votei para os 6 meses, porque acho ser um tempo razoável para qualquer situação em que se encontra o desenvolvedor.

Ao contrário de alguns (se é que existe) que não quer liberar o mapa, de todos o Municípios sob minha responsabilidade, se aparecer alguem que deseje dar continuidade em algum, eu libero/transfiro o Mapa numa boa, com todas as informações que eu possuir daquele Município.

Abraços


Imagem
Imagem

alexandis
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Ago 2009, 18:36

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#19 Mensagem por alexandis »

Acredito que um mapa pode ser classificado como "desatualizado" quando ocorrem grandes mudanças em determinada região e as mesmas não São incluídas no mapa num curto periodo de tempo.

Exemplo :

- Em campinas interior de SP esta prestes a ser inaugurado um túnel que estava a muito tempo com as obras paradas e todo o tráfico da região vai ser alterado. Considero um mapa "desatualizado" se as mudanças não forem incorporadas no mapa nos meses seguintes ( 3 ou 4 meses ).

Quem se orientar por GPS e não conhecer a região vai ficar totamente perdido.

Vlw



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Tempo de reponsabilidade por mapas sem desenvolver

#20 Mensagem por Wallace »

Aqui em SP já tem um caso destes que é as novas pontes da Anhaguera sobre a marginal, mas apesar de trabalhar no mapa praticamente todo o dia não tenho os tracks das novas pontes.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Enquetes e Pesquisas de opinão”