Como instalar o MapSource (previous Mapsource not found)

Mensagem
Autor
Luzemario

Como instalar o MapSource (previous Mapsource not found)

#1 Mensagem por Luzemario »

Olá, amigos!

O procedimento a seguir foi pensado para auxiliar os colegas que adquiriram de forma genuí­na o MapSource original, mas que por perda, descuido ou esquecimento, não disponham do CD de instalação do programa.

Apesar da Garmin amarrar a instalação do programa aos CDs de instalação, existem situações onde usuários legí­timos precisam instalar o programa em emergências, sem o uso do CD de instalação, seja porque o usuário perdeu o CD ou foi roubado, teve o CD danificado ou arranhado por qualquer motivo, ou precisa instalar o programa em seu notebook no meio da rua, ou em outro lugar, onde o CD de instalação não esteja disponí­vel, ou tenha sido esquecido em casa. Este procedimento exige conexão com a internet, antes ou no momento da instalação, para baixar o programa no site da Garmin.

Antes de mais nada, vale obeservar alguns conceitos adotados pela Garmin em termos de licenciamento:

A Garmin controla o licenciamento de seus "produtos" através de uma chave que é gerada durante a compra. Essa chave pode ser salva em um arquivo, para recuperação posterior. Esses "produtos" na verdade são conjuntos de mapas, cada um com sua chave.

Muitos GPS coloridos vem com um CD entitulado "Trip & Waypoint Manager". Esse CD inclui uma cópia do MapSource. Muito embora alguns pensem que essa cópia do MapSource seja diferente das outras vendidas no mercado, ela é idêntica. Na verdade, o "produto" que contém a licença é um mapa chamado "Trip & Waypoint Manager", que é um mapa não-detalhado que é instalado por padrão nessa versão. Ao comprar outros mapas, o programa é o mesmo, apenas sendo adicionado o mapa correspondente na lista de "produtos instalados".

Portanto, para ter o MapSource registrado e original, basta usar um dos mapas que foram comprados na Garmin e instalar no programa. Os mapas contém informação de licenciamento, que podem permitir ou restringir funções nos programas da Garmin. Por exemplo, o mapa que vem no CD "Trip & WAypoint Manager" permite o uso do programa nRoute, que serve para acompanhar deslocamento em tempo real, contudo não permite o uso do recurso "turn-by-directions" existente no nRoute.

Observados os pontos acima, vamos ao procedimento:

1. Vá ao site da Garmin, na seção de Downloads do MapSource, e pegue a versão mais recente do programa. Esse procedimento foi testado com a versão mais recente, que no momento em que escrevi esse texto era a 6.13.7, que pode ser baixada no endereço http://www8.garmin.com/support/download ... jsp?id=209. Apesar da versão de atualização exigir a presença de uma versão anterior, ela contém informações para uma nova instalação, como veremos a seguir;

2. Ao invés de clicar no executável para instalar a atualização, use um programa de extração de arquivos compactados que reconheça arquivos ZIP dentro de executáveis, tal como o WINRAR, e descompacte o executável em uma pasta qualquer. Lembre o caminho da descompactação ou abra a pasta assim que finalizar o WINRAR;

3. Dentro da pasta recém-criada, clique em MAIN.msi, que é um pacote do Windows Installer que acompanha todas as versões, e serve para atualizar os arquivos básicos do MapSource. Após a finalização, que não deve exibir mensagem alguma se tudo estiver OK, Clique no programa Setup.exe, que também está nessa mesma pasta. Siga os passos necessários clicando em "Next" até o término do programa;

4. O MapSource foi instalado. Para ter sua cópia registrada e original, basta instalar um dos mapas da Garmin que você comprou, usando o arquivo de licença gerado após a compra, pelo UnlockWizard.

Para a instalação em campo, recomendo que o arquivo seja baixado antes e guardado na máquina para instalação posterior, ou que seja usada uma conexão banda larga 3G ou Wifi, dependendo de onde você esteja. Também é necessário dispor de um mapa da Garmin para instalar após a execução do procedimento. Não me pergunte onde conseguir um, recomendo que você compre, afinal vale lembrar que o software NÃO É GRÁTIS.

Assim, os colegas que porventura tenham perdido seu CD do MapSource não precisam entrar em pânico. O mapa e a licença comprados constituem direito legal concedido pela Garmin para uso do programa MapSource.

Outro ponto importante a ser lembrado é que o MapSource também vem nos mapas que são comprados em CD. Assim se você perdeu o CD original, e comprou um CD de mapas, provavelmente terá uma cópia do MapSource nele.

Simples, não? :wink:
Editado pela última vez por Luzemario em 12 Jun 2008, 12:53, em um total de 2 vezes.

Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD

Serviços de Internet bons e baratos :) http://www.luzehost.com.br

Luzemario

Re: Como instalar o MapSource sem CD de instalação

#2 Mensagem por Luzemario »

[Update]

Olá, amigos!

Após a publicação deste tutorial, um monte de gente me contatou perguntando se este procedimento possibilita a instalação do MapSource de graça, para quem não comprou nenhum mapa. A resposta é sim, você pode usar este procedimento para instalar o MapSource sem nunca ter comprado o programa ou os mapas, mas é preciso configuração adicional que não vou mostrar, em respeito ao fabricante, à legislação vigente e as disposições contidas nas regras do forum, que podem ser lidas no link existente no topo desta página, ou em http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... ?f=14&t=56. Volto a lembrar que o que define a licença é o "produto" instalado. Entenda-se como produto um mapa instalado no MapSource, assim é só comprar e instalar um. Tem que ser um mapa para PC, não um mapa pré-instalado no cartão do GPS.

Peço encarecidamente aos colegas que não me mandem e-mails pedindo para ensinar como burlar a proteção contra cópia do programa. Tal proteção na verdade não existe. Apesar de muita gente achar que o software é algo associado ao equipamento, e que comprar o equipamento dá direito ao uso de todos os recursos possíveis, imagináveis e futuros para ele, a coisa não é bem assim. Como exemplo, cito a licença OEM do Windows. Atualmente, a Microsoft define uma cópia OEM de seu sistema como sendo aquela que acompanha o hardware, especificamente a placa mãe, de forma que se a placa mãe for vendida, os CDs do sistema devem acompanhá-la, assim como acontece com notebooks. Se der defeito na placa mãe de um sistema OEM, e você jogá-la fora, os CDs devem ser destruí­dos, pois não podem ser utilizados com outra placa mãe.

Se você copiou o MapSource do seu amigo que usa GPS, e no GPS dele veio o CD do programa, mas não no seu, e está preocupado por possivelmente estar violando a política de licenciamento da Garmin (são realmente poucos com esse tipo de preocupação, infelizmente), basta instalar um novo mapa da Garmin e você estará registrado. Não vale utilizar o Mapa que vem no CD da Garmin do seu amigo, pois aquela cópia acompanha o GPS dele. Compre um mapa da Garmin que seja só seu. Normalmente os mapas que vem nos CDs que acompanham os GPS são bem resumidos e de má qualidade em nosso paí­s, assim sugiro que você realmente adquira um.

Se você realmente acha que vale a pena piratear o programa, faça-o por sua conta e risco. Se você botar a cabeça pra funcionar, eventualmente descobrirá como fazê-lo. Isso vale para qualquer programa, não só os de GPS. Lembre-se, além de violar a lei, poderá estar tirando o emprego de alguém que participa da cadeia produtiva do software. Isso inclui os brasileiros que trabalham com a venda do software também. Conheço muito bem a Garmin, discordo de algumas de suas polí­ticas, sei que existem motivos e motivos, mas infelizmente não posso ajudá-lo.

Se você precisar de ajuda em alguma outra configuração, instalação ou até mesmo uma forcinha para aprender a usar o programa, pode contar comigo. Não hesitarei em ajudá-lo.

(A propósito, leia o tópico até o fim!!!)
Editado pela última vez por Luzemario em 19 Nov 2009, 17:47, em um total de 2 vezes.

Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C

crisppereira

#3 Mensagem por crisppereira »

O que me informaram quando eu comprei o GPS é que o 1° mapa era gratuito e que, as proximas atualizações eu teria que pagar.

Alguém sabe se é isso mesmo ou se preciso comprar desde o 1° mapa?

Att,

Hélcio Assis
Contato:

#4 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa tarde Crisppereira, porque você não utiliza os mapas do Projeto Tracksource?

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

crisppereira

#5 Mensagem por crisppereira »

Eles são gratuitos? dessa maneira não preciso pagar mais nada?

Att,

Hélcio Assis
Contato:

#6 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa tarde Crisppereira, os mapas são totalmentes gratuitos, os melhores mapas para GPS no Brasil e com o detalhe que vários são atualizados quase que diariamente!

http://www.tracksource.org.br/

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C

pilu

#7 Mensagem por pilu »

Estou com um nuvi 200 de um amigo e ele me pediu pra tentar instalar os mapas de São Paulo pra ele. Tentei instalar os mapas do projeto Tracksource. Baixei todos eles com opçao executar diretamente e salvar no pc pra executar depois e nao funcionou de nenhum jeito.
Se souber o que pode estar acontecendo ficarei agradecido.

Pilu
GPS nüvi200

nqnnospam

#8 Mensagem por nqnnospam »

Por obsequio, pode dar mais detalhes sobre "o não funcionou de jeito nenhum"?

O Windows retorna algum erro? O programa de instalação não funciona? Retorna alguma mensagem?

Por favor, forneça descrição minuciosa e detalhada do que você fez. É muito difícil saber o que você está deixando de fazer, se você não diz o que fez. :roll:

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Hélcio Assis
Contato:

#9 Mensagem por Hélcio Assis »

- Bom dia a todos, vi aqui no Portal e no Fórum em algumas postagens que os executáveis das novas versões estavam apresentando problemas e parece que estavam corrigindo o erro!

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=17&t=5199

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C

Wallace
Contato:

#10 Mensagem por Wallace »

E não envie TODOS os mapas.
Só o que for precisar.
E é bom se informar direito antes quais são os mapas adequados.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Wallace
Contato:

#11 Mensagem por Wallace »

Vivone, já cotou a resposta a sua questão na sua resposta. :oops:
Nunca vi nada tão louco ou sem sentido aqui no forum. :shock:

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

zeca1203

#12 Mensagem por zeca1203 »

Olá. Quando tento instalar dá erro dizendo que tenho que instalar o fakily 200. Pode me ajudar? Obrigado

Vivone

#13 Mensagem por Vivone »

E eu ainda não tinha visto uma resposta tão grosseira como a sua.
A minha dúvida foi exatamente em como fazer para não gastar dinheiro em excesso, tentando soluções desnecessárias.
Pelo que vi, você não entendeu a minha dúvida.
Obrigado.

Wallace escreveu:Vivone, já cotou a resposta a sua questão na sua resposta. :oops:
Nunca vi nada tão louco ou sem sentido aqui no forum. :shock:

Dilson Collaneri

#14 Mensagem por Dilson Collaneri »

Obrigado pela dica Luzemário,
Estou numa situação parecida com a que você escreveu no início deste tópico. Meu sobrinho comprou um novo aparelho e deu o velho para mim com o CD de instalação original e a caixinha com o CD do mapa que ele comprou. Só que ele perdeu o CD 1 de 2 do MapSource North America V6. Então, instalo tudo como você explicou, mas na hora de validar tenho o problema de faltar o promeiro CD do mapa. Tem alguma solução para o meu problema ou você acha que terei que comprar o mapa novamente?
Tenho tudo comigo, código de unlock, nota fiscal de compra do aparelho, etc. Só me falta o CD 2/2 do mapa acima mencionado.
Alguém pode me ajudar?
Dilson Collaneri
Santana de Parnaíba, SP

fabricio.favaro

#15 Mensagem por fabricio.favaro »

Pessoal,
Segui o procedimento de instalação, mas o aplicativo instalado está abortando com a seguinte mensagem de erro:
MapSource could not find any installed MapSource map products. Please install one or more MapSource map products and start MapSource again.

nqnnospam

#16 Mensagem por nqnnospam »

Instale um Mapsource Product (mapa) :!: :roll:

http://www.tracksource.org.br

[]'s Sérgio Barroso

pilu

#17 Mensagem por pilu »

Opa, desculpe nao ter respondido antes, acho q ando trabalhando demais XD
Quanto ao problema jah resolvi, obrigado pela atençao de qualquer forma.
Quanto ao nuvi200 do meu amigo, agora ele eh meu. Ele comprou um Aquarius e me vendeu o nuvi. Sou meio novo no pedaço mas to ai pra tentar ajudar da melhor forma possivel.
Abraço!

Pilu
GPS nüvi200

interpa

#18 Mensagem por interpa »

Comprei um Garmin Nuvi 205 nos EUA gora em setembro. Ele veio com os mapas dos EUA intalados. Gostaria de saber como posso fazer para conseguir instalar o MapSource. Fiz download no site da Garmin, mas ele está me pedindo para instalar o Navigator Brazil V3. Ele não teria que reconhecer o mapa do aparelho ?

Obrigado

Wallace
Contato:

#19 Mensagem por Wallace »

Não.
Tem o que deseja já respondido no forum, basta pesquisar, mesmo porque vai encontrar informações importantes que nem pensaria em perguntar.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

rboschetti

#20 Mensagem por rboschetti »

Olá, boa noite, acabei de comprar um gps Garmin nuvi, mas nao estou conseguindo abrir o mapsource, instalei o programa, parece q instalou sem ocorrer nenhum problema, mas quando vou abrir o programa aparece esse msg de erro:

---------------------------
MapSource
MapSource não encontrou um produto MapSource instalado.

Instale um produto de mapa MapSource e reinicie MapSource.
OK

Ja tentei reinstalar mas continuou a mesma coisa, alguma dica? oq posso estar fazendo de errado?
Obrigado
Rafael

nqnnospam

#21 Mensagem por nqnnospam »

Conforme explicado em dezenas de outras mensagens, basta instalar qualquer mapa:

http://www.tracksource.org.br

[]'s Sérgio Barroso

rboschetti

#22 Mensagem por rboschetti »

Desculpa o amadorismo.. foi mais facil doque eu esperava, agora ta 100% valeu mesmo. Obrigado

Sebastião Alves

#23 Mensagem por Sebastião Alves »

Prezados,
Segui todas as etapas previstas no procediemento acima. Tomei o cuidado de desinstalar via painel de controle todos os programas Garmin Mapsource e MapSource v4.01 (original). Após a instalaçào e ao lancar o MapSource recebo a mensagem de erro:

Erro na instalação de Product 5.
Reinstale Product 5.

Onde estou errando? Já tenho mapas do TRC 5.12 instalado e que estava funcionando anteriormente na v 6.13.7
Agradeço a ajuda pq já entrei em contato com a Garmin e até agora não abtive resposta.
Abraço,
Sebastião
Garmin 76CS
Nüvi 760

Luzemario

#24 Mensagem por Luzemario »

Dilson Collaneri escreveu:Tenho tudo comigo, código de unlock, nota fiscal de compra do aparelho, etc. Só me falta o CD 2/2 do mapa acima mencionado.
Olá Dilson!

Estive meio afastado do fórum nesses dias.

Se alguém te fornecer uma cópia do CD, você pode usar o mesmo unlock code que já tem para desbloquear o mapa. O Unlock code é amarrado ao número de série do GPS e o produto, assim você sempre poderá usá-lo com esse mesmo GPS, independente de qual cópia do CD você está usando para instalar.

Adicionalmente, sugiro que contate a Garmin e informe o ocorrido, é possível que eles recomendem uma forma alternativa de conseguir o CD que falta. Provavelmente só será necessário comprar outro mapa se você perder o unlock code ou mudar de GPS. Até quando a placa principal do GPS é trocada na manutenção, a Garmin manda um novo unlock code compativel com a nova placa, gratuitamente.

Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C

DiegoMalaco

#25 Mensagem por DiegoMalaco »

Me ajudou demais meu amigo, esse Forum é muito bom mesmo...

Cadastrei a muito tempo, quando nem tinha GPS e agora comprei o Nuvi250w e esse é meu primeiro post :D
Estarei ajudando o Forum no que eu puder e muito obrigado novamente!!

arombola

#26 Mensagem por arombola »

Comprei um EtrexVista HCX da Garmin, mas o vendedor me roubou o CD de instalação o que me deixou sem nenhum mapa. Tentei o suporte da garmin mas nada.
Enfim, nunca tive um GPS e estou tendo a maior dificuldade para operar o GPS e aprender sem nem sequer ter o CD de instalação do aparelho. Se a Garmin licencia seus equipamentos e softwares, deveria faze-lo através da própria WEB e liberar/facilitar o download pois registrei o aparelho mas sem software tive de me virar desde o driver do aparelho para liga-lo ao computador até o mapsource. Como posso registrar um aparelho e não ter a ele associado a chave e download dos softwares iniciais originais ? Se o CD vem riscado...

Eu sou contra pirataria, mas também sou contra empresas que brigam contra a pirataria mas não suportam seus equipamentos contra sacanagem de tirarem o CD de dentro do pacote. E vai reclamar que deveria ter um CD....

Com este post consegui colocar um mapsource e carregar um mapa do tracksource no GPS. Ótimo post e obrigado. ( 10 dias até fazer o GPS Tijolo sem software funcionar ).

CISTER MONGE TONY S

#27 Mensagem por CISTER MONGE TONY S »

caros camaradas do pedal, será que alguém que pode facultar o link de instalação do MapSource mas na versão anterior a esta version 6.15.6

obrigado e um abraço

Supreme Jedi Master

#28 Mensagem por Supreme Jedi Master »

A minha dica pra quem não tem o mapsource é diferente.

Eu li que se instalasse o Trainning Center for Windows_323 no site da Garmin, a atualização do mapsource seria feita sem problemas.

Dito e feito! Instalei primeiro o trainning antes http://www8.garmin.com/support/download ... jsp?id=835 e depois instalei o mapsource. Daí em diante segui o video_curso de como levar os mapas pro gps e deu tudo certo! :D

sergio,rogerio

#29 Mensagem por sergio,rogerio »

Prezados, na ultima versao do Mapsource o arquivo em quetao agora se chama MSMAIN.msi e ao executa-lo ele isntala o Mapsource no disco F:, depois ao inatalar o Tracksource este fica no C: e ao abrir o Mapsource ele não localiza os mapas do TRC. O que fazer Obrigado

dudumv

#30 Mensagem por dudumv »

eu comprei o oregon 300.. nao vem o mapsource??
pq so veio o cd do manual...

bom.. ai eu fiz como voces relataram... deu erro...
como ja citado aqui.. falando que precisava instalar um mapa...
instalei... porem continua ocorrendo o mesmo erro...

Jenner

#31 Mensagem por Jenner »

Perfeito ,funcionou . parabens e obrigado!! :D

renanpaganoto

#32 Mensagem por renanpaganoto »

ola colegas o meu problema foi diferente o que sumiu foi o cartao que vem dentro da caixa do gps eu estou apenas com o cd do trip waypoint maneger
o que eu faço
renan

Luzemario

#33 Mensagem por Luzemario »

Compre outro cartão e use o MapSource que vem no CD para instalar mapas no cartão.

Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C

marcoshayun
Contato:

Re: Como instalar o MapSource (previous Mapsource not found)

#34 Mensagem por marcoshayun »

O Nuvi 1490T que importei de Portugal chegou sem qualquer disco de instalação e é muito pobre de manuais. Já procurei bastante e não acho uma forma de exercer meu direito de instalar o Mapsource de forma regular.
Alguma dica?

Desde já agradeço,

Marcos

GILDINIZ

#35 Mensagem por GILDINIZ »

Olá Sérgio, Wallace, Luzemario, Hélcio.

Uso o mapsource no pc há muito tempo e nunca deu qualquer problema. Porém, ontem deu um "pau" muito parecido com o do colega acima Sebastião Alves: quando tento abrir o mapsource ou qualquer arquivo salvo dele, aparece a seguinte mensagem:
Erro na instalação de product 102.
Reinstale product 102 e reinicie o mapsource.

Tentei de tudo dentro do que tenho conhecimento: removi e instalei tudo diversas vezes, tanto pelo cd como pelo site da garmin.
Como já há bastante tempo que acompanho vcs pelo fórum, onde demonstram enorme experiência, peço a ajuda de vcs para resolver tal problema. Pra ser sincero não faço a menor idéia do que possa ser o product 102, cheguei a pensar que pudesse ser o adobe reader, mas já instalei e nada.
Grato
Gildiniz.

Etrex vista HCX, Nuvi 1490T, Edge 800

docerrado

#36 Mensagem por docerrado »

Pessoal,
Estive lendo e relendo o tópico, já procurei também em outros lugares da Net. Mas creio que aqui acharei a solução.

Os tópicos que encontrei são para versão 6.13 ou 6.14. Quando fazíamos o download das versões anteriores (6.13 ou 6.14) vinha em pacote ou seja “.zip” ou “.rar”. Agora na versão 6.15 atualmente no site o download é feito apenas de um “.exe”, não sendo mais um pacote e tendo a opção ou “jeitinho” para realizar a instalação do aplicativo.

Lembrando que o pacote nos dava a forma de evitar o “previous Mapsource not found”.

Grato com a ajuda e já procurei no 4shared, Rapidshare, Limewere e outros e foi em vão.

Valeu galera!

Flávio Lavapé
http://www.DOCERRADO.com
Confluence.org: 15S 50W e 14S 39W

GILDINIZ

#37 Mensagem por GILDINIZ »

Olá pessoal!

Já consegui resolver meu problema com erro product 102. Pelas intervenções que fiz o problema estava ou no Brasil aeronautico ou no TRR Brasil 6.05. Portanto, suponho, que quando der erro de produtos,o melhor é remover todos conjuntos de mapas e testar o mapsource e depois ir reinstalando um a um e testando.

Abraços.
Gildiniz.

Etrex vista HCX, Nuvi 1490T, Edge 800

docerrado

#38 Mensagem por docerrado »

docerrado escreveu:Pessoal,
Estive lendo e relendo o tópico, já procurei também em outros lugares da Net. Mas creio que aqui acharei a solução.

Os tópicos que encontrei são para versão 6.13 ou 6.14. Quando fazíamos o download das versões anteriores (6.13 ou 6.14) vinha em pacote ou seja “.zip” ou “.rar”. Agora na versão 6.15 atualmente no site o download é feito apenas de um “.exe”, não sendo mais um pacote e tendo a opção ou “jeitinho” para realizar a instalação do aplicativo.

Lembrando que o pacote nos dava a forma de evitar o “previous Mapsource not found”.

Grato com a ajuda e já procurei no portalgps, portalgps, Limewere e outros e foi em vão.

Valeu galera!
Ai a solução e o caminho:
1ª baixe e instale o mapsource trainning center: http://www8.garmin.com/software/TrainingCenter_345.exe

2ª baixe e instale a atualização do mapsouce mais atual: http://www8.garmin.com/software/MapSource_6156.exe

Flávio Lavapé
http://www.DOCERRADO.com
Confluence.org: 15S 50W e 14S 39W

jcoj

#39 Mensagem por jcoj »

Bom dia]
Meu amigo que eh viajante de caminhao,comprou um garmin nu200w nos EUA e me pediu para colocar o mapa brasileiro nele. Instalei com o MapSource normalmente o TRC mais recente. No Cpu vejo as ruas de todas as cidades quando aproximo. Nao consequi selecionar o mapa inteiro, entao foi estado por estado. Mas no GARMIN so consigo ver algumas cidades, nao aparece a Praia Grande, cidade com letra B so tem duas, Bauru e Boa esperança. Complicado este sistema de transferir mapas. alguem sabe o que ocorre? tem como selecionar o Brasil inteiro com todas as cidades? seria outro mapa? Sera que perdi a numero do unlock?
Jr :oops:

Danniel

#40 Mensagem por Danniel »

Se escolheu s´ø os estados, só foi os dados dos estados.

Arraste a ferramenta de seleção de mapas que todos serão selecionados (ficarão rosa e aparecerão na coluna esquerda)

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Luzemario

#41 Mensagem por Luzemario »

É impressionante que mesmo com todas as dicas que tem neste post ainda tem gente que não pegou o espírito da coisa...

Afinal o que vocês querem??? que eu vá aí instalar para vocês??? :mrgreen:

Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C

edubeltro

#42 Mensagem por edubeltro »

Bom Dia!
Intalei os programas, sem nenhum problema. Mas na hora de passar os mapas para o meu GPs (Gamin 255), os mapas são apssados muito pequeno, e o GPS não consegue gerar a figura do mapa, o carra fica em uma tela escura, só o carra aparecendo.
O que eu posso fazer?
Obrigado!

Vanique

#43 Mensagem por Vanique »

Consegui instalar o MapSource seguindo as orientações do Luzemario.

Todavia estou na dúvida quanto ao item 4:

“4. O MapSource foi instalado. Para ter sua cópia registrada e original, basta instalar um dos mapas da Garmin que você comprou, usando o arquivo de licença gerado após a compra, pelo UnlockWizard.”

Seria possível ensinar o passo-a-passo para a compra de um mapa da Garmim?

Peço essa orientação visto que fiquei na dúvida quando acessei o site da garmim.

DTJ9

#44 Mensagem por DTJ9 »

Baixei o Mapsource diretamente do site da Garmin, mas na hora de executar, aparece a seguinte mensagem: "Previous MapSource not found. Setup will terminated." e não instala, aparecendo na tela apenas a opção OK e fecha.
Mesmo com as dicas do Luzimario para descompactar, não deu certo.
Alguém pode me ajudar?
Obrigado.

Comandante do Pelotão PM Ambiental do Litoral do Paraná.

Danniel

#45 Mensagem por Danniel »

Tente baixar o training center e em seguida instalar o mapsource.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture

richard88

#46 Mensagem por richard88 »

Ola amigos estou em miami,volto para o brasil domingo que vem,comprei um um garmim nuvi 255w,tentei fazer com o tutorial de baixar o map source soque ele pedi uma versao anterior(PREVIOUS MAP SOURCE NOT FOUND) ele nao veio com cd do map source nem cartao instalado,ele ja esta com o mapa do eua,mais do Brasil e de sao paulo nao ,queria colocar,obrigado pela atencao.

regis
Contato:

#47 Mensagem por regis »

Plagiando a resposta do Danniel

"Tente baixar o training center e em seguida instalar o mapsource." Danniel

(pelo menos eu citei a fonte)

Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.

jaccioly

#48 Mensagem por jaccioly »

Bom.. sou novata neste assunto de gps!
Li todas as postagens e segui os passos do Daniel e tb. as instruções de descompactar clicar no arquivo .exe, mas no final o erro é o mesmo "previous mapsource not found" eu comprei este gps novo nuvi 265 e veio sem nenhum cd para instalação e fui comprar o mapa original e custa 100 dolares e ainda dizem que é de péssima qualidade e que o melhor é o da tracksource, mas não consigo instalar.
Alguém pode me ajudar a começar o ano novo com um gps funcionando no Brasil?
tks

fyoshi

#49 Mensagem por fyoshi »

Pessoal,
Consegui instalar o mapsource instalando antes o training. Muito obrigado a quem descobriu isso.
Fiquei com uma outra dúvida.
Quando vou finalizar a instalação dos mapas do tracksource no gps, o mapsource me dá uma mensagem dizendo que os mapas pré-instalados vão ser apagados. Isto procede?
Ou isto vale somente para os mapas no cartão SD?
Não gostaria de perder os mapas pre-instalados dos EUA.
Alguem sabe como isso funciona?
Obrigado

regis
Contato:

#50 Mensagem por regis »

fyoshi escreveu:Pessoal,
Quando vou finalizar a instalação dos mapas do tracksource no gps, o mapsource me dá uma mensagem dizendo que os mapas pré-instalados vão ser apagados. Isto procede?
Ou isto vale somente para os mapas no cartão SD?
Não gostaria de perder os mapas pre-instalados dos EUA.
Alguem sabe como isso funciona?
Procede em parte. Se você utilizar o mapsource para atualizar um mapa que já está instalado, o mapa antigo vai ser apagado. No caso do mapa garmin dos EUA x Tracksource, esse problema não acontece. Ao instalar o mapa do Tracksource, o arquivo do mapa é gravado com um nome diferente daquele que já estava no aparelho. Em outras palavras, o mapa do Tracksource não apaga o mapa dos EUA.

No entanto, recomento fortemente que faça backup do mapa original que está no GPS ANTES da instalação do Tracksource.
jaccioly escreveu:Bom.. sou novata neste assunto de gps!
Li todas as postagens e segui os passos do Daniel e tb. as instruções de descompactar clicar no arquivo .exe, mas no final o erro é o mesmo "previous mapsource not found"
tks
O erro está aí. Depois de descompactar, não deve executar o arquivo "*.exe", e sim o arquivo "MSMAIN.msi". Funciona com certeza, tenho o mesmo GPS que você (265) e atualizo diariamente os mapas do tracksource.

Régis
Caxias do Sul

Régis Candeia
Caxias do Sul - RS

ricardo.paje

#51 Mensagem por ricardo.paje »

GRANDE DICA!!!

Supreme Jedi Master escreveu:A minha dica pra quem não tem o mapsource é diferente.

Eu li que se instalasse o Trainning Center for Windows_323 no site da Garmin, a atualização do mapsource seria feita sem problemas.

Dito e feito! Instalei primeiro o trainning antes http://www8.garmin.com/support/download ... jsp?id=835 e depois instalei o mapsource. Daí em diante segui o video_curso de como levar os mapas pro gps e deu tudo certo! :D

nascimentoma

#52 Mensagem por nascimentoma »

Ja tinha o mapsource na máquina (sistema Windows 7) funcionando, com mapas originais e também com o TRC brazil. Ao atualizar para a versão 6.14 do map source não consigo mais faze-lo funcionar. Recebo a seguinte mensagem:
there is a problem with FAMILY_2004 installation, please reinstall FAMILY_2004 and start mapsource again.
Já tentei de tudo, reinstalar a atualização, apagar o programa do sistema e reinstalar a versão anterior, mas nada funciona e continuo sempre com a mesma mensagem.
Alguem saberia como me ajudar?

Grato,

regis
Contato:

#53 Mensagem por regis »

Procure por um programa chamado mapsettoolkit, abra e remova o mapa com problemas.

Depois reinstale.

Régis Candeia
Caxias do Sul - RS

MoratoBH

#54 Mensagem por MoratoBH »

Bom dia a todos do PortalGPS.

Estou seguindo as sugestões para se instalar o MapSource pelo Trainning Center. Porém os links que vcs estão indicando no forum, o http://www8.garmin.com/support/download ... jsp?id=835 e o http://www8.garmin.com/software/TrainingCenter_345.exe, não estão funcionando, ou seja a página não abre, não acontece nada.

Será que a Garmin não mudou o caminho (link)?

Alguma sugestão?

Desde já agradeço,

Eduardo Morato (BH)

regis
Contato:

#55 Mensagem por regis »

Pode ter sido uma falha temporária.

Acabo de abrir o link, nesse endereço:

http://www8.garmin.com/support/download ... jsp?id=835

Ou faça o donwload direto do arquivo aqui:

http://www8.garmin.com/software/TrainingCenter_351.exe

Régis

Régis Candeia
Caxias do Sul - RS

MoratoBH

#56 Mensagem por MoratoBH »

Ôpa!!!

Parece que funcionou agora, valeu!!

Um abraço,

Eduardo Morato (BH)

WayneP

#57 Mensagem por WayneP »

Eu comprei um Garmin Nuvi 285WT. O 285 não aparece na lista dos GPS que são compatavel com MapSource. O programa foi mesmo bloqueado neste modelo? Tem como usar os mapas feitas pelas o sistema Tracksource?

NINO15

#58 Mensagem por NINO15 »

Pessoal,

Algue poderia me ajudar, eu atualizei conforme mencionado acima porém deu alguns problemas.
Ex : quando eu vou verificar uma cidade ele não deixa eu digitar o que quero, já aparece a cidade com as iniciais mais próximas, mas só vem apenas duas cidades.

outra coisa em cima no cabeçalho fica escrito assim " Em que cidade fica o cruzamento " logo em baixo, Sao Paulo, Brasil, depois Soletre a cidade, depois procurar todos, depois Mudar estado, País.

O que eu faço gente.

NINO15

#59 Mensagem por NINO15 »

Pessoal,

Como eu faço para voltar o mapa que veio já no GPS, ou seja, excluir o que eu atualizei.

tenho um garmin nuvi 205.

Ou alguem me ensina como eu mexo, pois não consigo inserir o destino desejado.

Obrigado.

Danniel

#60 Mensagem por Danniel »

Se vc não fez backup e mandou para o mesmo dsico do mapa que veio, vc o perdeu.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture

george alan

#61 Mensagem por george alan »

boa tarde! olha pessoal sou novo e acabei de ganhar um garmin nuvi 255 e veio com mapa daeuropa, tentei instalar o mapsoure porem quando inicia dar um erro familiy 203 alguém pode me ajudar neste problema?

José F. X. Cunto

#63 Mensagem por José F. X. Cunto »

Prezado Luzemario, estou em apuros e preciso de sua ajuda para fazer meu mapsource funcionar.
Já tentei de diversas maneiras, desistalei tudo e reintalei, segui todos os procedimentos sugeridos :

''Observados os pontos acima, vamos ao procedimento:

1. Vá ao site da Garmin, na seção de Downloads do MapSource, e pegue a versão mais recente do programa. Esse procedimento foi testado com a versão mais recente, que no momento em que escrevi esse texto era a 6.13.7, que pode ser baixada no endereço http://www8.garmin.com/support/download ... jsp?id=209. Apesar da versão de atualização ........ ''

Apesar de todos os esforços ainda não conseguir resultado, pois o mapsource não funciona e aparece a mensagem '' ERRO NA INSTALAÇÃO DE PRODUCT 16. REINSTALE PRODUCT 16 E REINICIE MAPSOURCE.

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda que me possa dar.

Sds. José Cunto

Danniel

#64 Mensagem por Danniel »

Isto é algum mapa com problema. Procure o Mapset toolkit e apague o mapa referente ao produto 16 e reinstale-o

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture

pipou-GPS

#65 Mensagem por pipou-GPS »

Ótima dica.

Procedi conforme a explicação e consegui instalar o mapsource e baixar os mapas do projeto tracksource.
Supreme Jedi Master escreveu:A minha dica pra quem não tem o mapsource é diferente.

Palhac

#66 Mensagem por Palhac »

1- Primeiro, vá no site da GARMIN e baixe o Garmin Training Center for Windows.
2- Instale esse programa no seu PC.
3- Baixe a última versão do atualizador para o Mapsource. Aí que está a sacada: como não temos o Mapsource instalado, baixamos primeiro um programa que tenha o núcleo do programa e depois conseguimos instalar a atualização.
4- Instale a atualização do programa e vá direto no menu iniciar. A opção Garmin/Mapsource estará lá prontinha para ser usada

DamiaoPastana

#67 Mensagem por DamiaoPastana »

Boa noite,
mesmo depois de gastar algumas horas pesquisando no PortalGPS, no Forum Garmin, etc... todas as dicas que deram para instalar o MapSource foram em vão!
Minha máquina está com Win7 32bits e quando tento instalar:
## o 3.16.1 ele diz que é necessário uma versão posterior ao Win XP SP3...
## o versao beta (com expiracao em 15/05/2010) ele deixa mas ao abrir pede para atualizar para uma nova versao... quando baixo novamente (pois ele baixa a 3.16.1) ele remete ao mesmo erro
## o training center, ele deixa instalar, mas ao tentar colocar a versao mais nova... ele remete a mensagem anterior!

Como estamos nos dias pos ~versao beta~, alguem tem alguma outra dica para tentar reinstalar o MapSource?

Alias... tenho um Garmin nuvi 1350

Agradeco a todos

Damiao

DamiaoPastana

#68 Mensagem por DamiaoPastana »

Pessoal,
consegui via Support Garmin a dica...
=======================
Como tenho um Notebook com Win7 32bits, alguma coisa estava indicando ao instalador que a minha versão era inferior a WinXP SP3, por isso ele dava a mensagem de "Sistema operacional incompativel" e pedia para rodar em uma versao maior do que WinXP SP3...

A solucao... no icone do .EXE, via explorer, clicar com o botao direito do mouse e na opção "propriedades", acessar a guia "compatibilidade" e lá selecionar a opção... "WinXP SP3" e ativar o "rodar como administrador".

Caso esta opção esteja desativada na guia compatibilidade, clique no botao de "alterar configuracao para todos os usuarios" e ajuste estas opções lá, aplicar, e confirmar pelo OK"

Abracos a todos!

Damião Pastana
São Paulo - SP
Nuvi 1350T

Hamilton L Almeida

#69 Mensagem por Hamilton L Almeida »

Bom dia pessoal

estou com um problema com o nuvi250 de um amigo, ele ganhou o aparelho e pediu para eu atualizar o mesmo, mas para minha surpresa quando fui fazer a atualização alem de não instalar ainda perdi todos os dados inclusive o mapa da europa que tinha nele, alguem poderia me informar como faço para instalar tudo de novo, já tentei copiar os dados de outro equipamento que tenho mas não tive sucesso.

grato

hamilton

linpingolin

#70 Mensagem por linpingolin »

Meu 1º post neste fórum.

Fiz tudo conforme explicado aqui e deu certinho. Obrigado a todos pelas dicas. Aos novatos, fica a minha dica: leiam tudo com paciência. Agora vou ver como faço pra enviar o mapa pro aparelho. Valeu!

Eduardo Dreux

Mapsource

#71 Mensagem por Eduardo Dreux »

Olá essa é meu primeiro acesso ao site e tenho uma dúvida que talvez seja ridícula, mas tenho que perguntar. Tentei abaixar para meu computador o mapsource com orientado no site, mas ao final do processo aparece a mensagem "no previous map source found. Setup will terminate. E aí como consigo o mapsource que ele está solicitando? Grato

Da moderação:
Em tempo, tudo isso já esta devidamente respondido no forum.
Se pesquisar certamente vai ter suas respostas antes de perguntar e alguem responder e ainda vai aprender um mundo de coisas que nem teria nem pensado em perguntar.

Da moderação:
Tópicos únidos para melhor organização do Fórum.

calangodoido

#72 Mensagem por calangodoido »

Excelente post, me ajudou mto a instalar o mapsource. A melhor alternativa, na verdade a única que funcionou foi instalar o Trainning primeiro. Agora estou instalando os mapas e torcendo pra dar certo! Mto obrigado a todos que contribuiram mais uma vez. Afinal, o GPS é um presente para o meu sogro! Vcs fizeram um Natal feliz! Rsrs...

niveiro

#73 Mensagem por niveiro »

Tentei o procedimento indicado pelo Luzmario mas não deu certo. Tem algum link que conseguimos baixar o mapsouce gratis? Ou então aonde compro um original?

niveiro

#74 Mensagem por niveiro »

Estou com uma dúvida. Tento atualizar o mapsource e da a mensagem not found....
Pelo que li aqui é porque não encontra a versão anterior. Mas meus mapas do TRC estão funcionando normalmente. Tenho mesmo que conseguir o mapsource (comprar o programa original?) Verifiquei no c: do meu notebock e o mapsource está lá. Tentei executar novamente mas no final da reinstalação dá pau.

rafaelts

#75 Mensagem por rafaelts »

bom dia galera....
.... estou lendo por ai no forum.. que ao comprar um garmin vem com o cd do mapsource....
acabei de comprar meu garmin nos EUA... e nao veio CD nenhum ... tentei baixar no site da garmin e dar aquela mensagem de erro ..
como que faço agora?

leandro_nit

#76 Mensagem por leandro_nit »

Adquiri recentemente o meu primeiro aparelho, um Nüvi 1340 trazido da Europa por um amigo. Tive também o problema "previous MapSource not found", até que li e apliquei o procedimento divulgado pelo Luzemário. Deu tudo certo e instalei o MapSource com sucesso. As experiências relatadas pelos demais colegas aqui no tópico também ajudaram bastante para eu compreender o problema e solucioná-lo. Muito obrigado a todos!

krj

#77 Mensagem por krj »

Amigos, sinceramente estou perdido. Adquiri um netbook e começei a fazer o passo-a-passo, já que quando comprei o GPS, não recebi o CD de instalação do MapSource. Comecei com o recomendado trainning center, depois, ao executar o mapsource no site da garmin, apareceu o tal do "not found". Não sei o que aconteceu, pois tenho outros dois micros e nao tive problemas na época. Só que quero instalar nesse e não consigo. Gostaria de saber, também, se o trainning center, eu executo ou salvo ? Preciso de ajuda até para comprar o CD, se for o caso. Tenho visto, ainda, que muitos GPS Nuvi, colocados à venda, não acompanham o CD. Meu modelo é o 205W. OBRIGADO A TODOS.

MJokiaho

#78 Mensagem por MJokiaho »

Pessoal, para quem ainda não conseguiu, achei uma solução que resolveu para mim:

O Arquivo exe que baixamos (MapSource_6163.exe) na verdade é um arquivo compactado. Em vez de executá-lo para fazer a instalação, descompacte tudo para uma pasta usando o WinRAR e, antes de executar o arquivo Setup.exe, execute o MSmain.msi.

Funfou beleza aqui

deathrule

#79 Mensagem por deathrule »

olá pessoal estou com dificuldades para conseguir o mapsource, efetuei o procedimento do tutorial, porém o winrar não extrai os arquivos da erro e não extrai!!!

drekerw

#80 Mensagem por drekerw »

Precisamor achar um link do mapsource bem antigo, instalar
e depois ir no site e baixar a ultima versão, vou procurar.

Todas soluções acimas são de 2010, quem chegou agora em 2012 tá enrolado! (eu)

-------
Consegui!

Baixa essa versão antiga e renomeie para ''MapSource.exe''
http://www.4shared.com/file/6FGtS1Ou/Ma ... _6136.html

Coloque na pasta criada por você manualmente:
C:\Garmin
Instale.

Depois instala a ultima versão normalmente.

jpgon

#81 Mensagem por jpgon »

drekerw,
Bom dia.

Acesse o site da Garmin, vá em software e baixe o Mapsource para uma pasta em seu computador.
Ele estará compactado. Descompacte.
Visualize o arquivo MSmain.msi. Execute este arquivo primeiramente.
Após, voce executa o Setup.exe.
O Mapsource estará instalado em seu computador.
Abs

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

PedroLC

#82 Mensagem por PedroLC »

Instalei, mas não vejo nenhum mapa.
Alguem pode me ajudar?

http://img94.imageshack.us/img94/4080/garminx.jpg

jpgon

#83 Mensagem por jpgon »

PedroLC,
Boa noite

O Mapsource é um programa para leitura de mapas no formato Mapsource.
Para voce ler o mapa gratuito do Brasil desenvolvido pelo Projeto Tracksource, voce precisa baixar o arquivo específico para isso do site do projeto.
link: http://www.tracksource.org.br/
clique na coluna da esquerda na linha Download de Mapas
na página seguinte, em TRC-Brasil - Tracksource Roteavel Completo - Mapa completo do Brasil para uso em GPS Garmin ou compatíveis,
clicar sobre a linha PC
Faça o download do mapa para o seu computador em uma pasta própria para isso.
Execute o mesmo.
Depois abra o Mapsource e localize o arquivo do mapa do Brasil (TRC-Brasil 12.12 2012-12-09)

Julio
PR

PedroLC

#84 Mensagem por PedroLC »

Obrigado pela resposta, Jpgon.

Foi exatamente isso que eu fiz, porém não consigo visualizar nada.
Como atualizo meu GPS com o arquivo do Tracksource?

jpgon

#85 Mensagem por jpgon »

PedroLC,
boa noite.

Qual é o seu GPS???
Dependendo do equipamento, nao é necessário usar o Mapsource e mapas desenvolvido para ele, mas simplesmente baixar o arquivo compilado(pronto0 para uso no cartão SD.

Julio
PR

PedroLC

#86 Mensagem por PedroLC »

Nuvi 1100

jpgon

#87 Mensagem por jpgon »

PedroLC,
Leia primeiramente este tutorial neste link, antes de qualquer procedimentos que queira fazer em seu GPS:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=438&t=48102

Julio
PR

Marcoszoera

#88 Mensagem por Marcoszoera »

Boa tarde! Talves o que não está tão claro (para nós leigo):
1 - Crie uma pasta no seu PC ou notebook (eu criei com o nome de C:\Mapsource)
2 - Baixe o arquivo que consta na primeira pagina (garmin), quando ele solicitar Executar, salvar ou cancelar, vá na opção de salvar e salve no destino da pasta que você criou (no meu caso foi C:\Mapsource).
3 - Quando já tiver terminado de baixar, entre nesta pasta e clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo e vá na opção de extrair o arquivo aqui, ou seja como se este arquivo fosse um Rar ou Zip dependendo do compactador que há no seu micro.
4 - Ele extrairá todos arquivos dentro desta pasta aí é só seguir o primeiro post (clicar no MSMain, esperar acabar e depois é so clicar no Setup.exe(aplicativo), e seguir o que ele pede.
5 - Agora o seu Mapsource já está instalado.
Abraços, Marcoszoera

" Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. "Chico Xavier"

andremil

#89 Mensagem por andremil »

como instalar no MAC OS X??

jpgon

#90 Mensagem por jpgon »

andremil,
Boa tarde.

O Mapsource é um software fornecido pela Garmin, mas está descontinuado desde outubro 2010.
Atualmente a Garmin está desenvolvendo e fazendo atualizações continuadas no BaseCamp, outro software desenvolvido por ela para substituir o Mapsource, e com mais recursos.
Entre no site da Garmin e procure neste link pela versão para Mac:
http://www8.garmin.com/support/download ... sp?id=4449

abs

Julio
PR

botelhoj

#91 Mensagem por botelhoj »

Prezado jpgon, instalei o BaseCamp mas estou com alguma dificuldade para utilizar esse software. Você conhece ou possui algum tutorial para ele? Os vídeos disponibilizados pela Garmin não ajudaram muito.

japlay

#93 Mensagem por japlay »

Bom dia galera,
Meu problema era o programa núcleo do mapsource, depois de horas pesquisando encontrei aqui.
Muito bom o forum.
Vlw pelas dicas.
Abç

delutinga

#94 Mensagem por delutinga »

instalei o mapsource, depois instalei o mapa 13.11 da tracksource, mas não consigo visualizar o mapa no programa mapsource. O que faço?

krj

#95 Mensagem por krj »

Bom dia, possuo um Garmin Nuvi 205W , sem CD de instalação e que estava usando em meu outro Notebook, através do W7, onde baixei o Training Center. Entretanto, estou com um outra máquina, desta vez com W10 e me parece que o training não suporte o W10. Gostaria de ajuda de vcs de como proceder para instalar o Training ou qualquer outro, para essa versão do Windows. Obrigado a todos.

RONALDROCHA

#96 Mensagem por RONALDROCHA »

Muito obrigado pela sua dica! Me ajudou muito! Valeu!

Joao Baeta

#97 Mensagem por Joao Baeta »

Povo!
Já conseguir abaixar o Mapsource (que abaixei no proprio site Garmin, pois perdi o CD...) no meu Dell W10, porem tenho outro notbook Toshiba 10" de W7 que nao instala de jeito nenhum...!
Diz " falta de atualização anterior" .....!
Como eu faço afinal?

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MapSource”