Não sei se este é o local certo para postar mas minha dúvida é no sentido dos softwares dos aparelhos tipo *veicular*/DNP
O aparelho tem seu firmware atualizado(geralmente), o sistema operacional pelo que pesquisei geralmente não pode ser atualizado (windows ce e alguns linux) e ai tem o "navegador" e os mapas que podem ser atualizados.
Uma atualização de firmware neste tipo de aparelho gera perda de configurações assim como uma atualização de bios em um micro normal gera perda das configurações anteriormente feitas ?
Há possibilidade ou necessidade de se atualizar o sistema operacional ?
Quanto aos "navegadores" e os mapas, dentro do gps existe um software navegador e um software mapa ? é tudo uma coisa só ou não ? é possível atualizar o navegador sem atualizar os mapas e vice versa ? normalmente se atualiza os dois ?
O fato de estar mais ou menos atualizado influencia muito na precisão do equipamento ? o city navigator 2009 é um mapa ou um navegador ? por que tudo que tenho lido sobre este produto relata que usuários estão tendo problemas de PERDA de precisão com o 2009 considerando o 2008 mais preciso ? não deveria uma versão mais nova ser mais precisa ?
utilizar uma antena externa tipo esta http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -ganho-_JM em equipamentos DNP tipo Garmin Nuvi 200/205 (caso estes sejam compativeis) gera algum ganho de precisão ao software navegador e ao software de mapas ou somente em alcance de antena ?
Quanto aos softwares em si. Vi que existe o Route 66, Destinator, Igo, City Navigator, Tracksource, dentre outros. Isso são softwares navegadores ou mapas ? ou os dois ? existem softwares "melhores" ou "piores" ou softwares que são mais apropriados para um ambiente e outros mais apropriados para outro ? para perimetro urbano e rodovias brasileiras o que é melhor em software navegador e mapas ?
Existe algum tutorial ou esquema técnico explicando o funcionamento destes dispositivos e sua camada de software ? não os detalhes técnicos mas a arquitetura em sí ?
Grato
softwares, firmwares, mapas e atualizações em geral
-
gb.demelo@gmail.com
Re: softwares, firmwares, mapas e atualizações em geral
Normalmente não gera perda de configurações (mas pode variar de marca para marca), mas sempre é bom fazer uma copia de segurança do aparelho e em alguns casos anotar as configurações usadas.
Acho até perigoso atualizar o sistema operacional, pois o programa do gps pode não funcionar nesta versão mais nova.
Isso são duas coisas: software navegador e arquivos de mapa.
Pode atualizar somente um.
Não influencia em nada a precisão do equipamento.
City navigator 2009 é um mapa.
Uma antena externa sempre ajuda na precisão e qualidade do sinal (tem um topico meu mostrando isso num Nuvi 5000), mas os Garmin Nuvi 200/205 não tem tal opção.
Tracksource são mapas.
Depende da região, mas o TrackSource normalmente é insuperavel no uso rodoviario e fora de estrada.
No resto depende de onde exatamente vai usar.
Mas a grande vantagem dos mapas do TrackSource é que em caso de erro são rapidamente corrigidos.
Acho até perigoso atualizar o sistema operacional, pois o programa do gps pode não funcionar nesta versão mais nova.
Isso são duas coisas: software navegador e arquivos de mapa.
Pode atualizar somente um.
Não influencia em nada a precisão do equipamento.
City navigator 2009 é um mapa.
Uma antena externa sempre ajuda na precisão e qualidade do sinal (tem um topico meu mostrando isso num Nuvi 5000), mas os Garmin Nuvi 200/205 não tem tal opção.
Tracksource são mapas.
Depende da região, mas o TrackSource normalmente é insuperavel no uso rodoviario e fora de estrada.
No resto depende de onde exatamente vai usar.
Mas a grande vantagem dos mapas do TrackSource é que em caso de erro são rapidamente corrigidos.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui