elaboração de mapas para propriedades rurais

Espaço destinado a topografia e o uso com GPS.
Mensagem
Autor
agnelo araujo
Mensagens: 2
Registrado em: 31 Mai 2010, 13:34

elaboração de mapas para propriedades rurais

#1 Mensagem por agnelo araujo »

Caros colegas comprei um gps GARMIN, para trabalhar com elaboração de mapas de propriedades rurais, peguei os pontos de uma propriedade, queria saber, como faço para transferir os pontos para o pc? Qual programa posso usar para elaborar os mapas e fazer os cálculos da área? Desde já agradeço



phninke
Mensagens: 348
Registrado em: 25 Ago 2008, 14:12
Localização: Vila Velha/ES

Re: elaboração de mapas para propriedades rurais

#2 Mensagem por phninke »

Pode começar (e terminar) com o Trackmaker...
Mas se não me engano para cálculo de área precisaria da versão Pró.


Paulo Henrique

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna)

riquinho
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Out 2009, 14:04

Re: elaboração de mapas para propriedades rurais

#3 Mensagem por riquinho »

para calcular a área, caso vc não tenha um gps que faça isso, vc pode baixar os pontos no trakmaker gratuito, download gratis, nomeia os pontos no gps, baixa os pontos no trakmaker, localiza esses pontos no link que diz trilhas e rotas, clica naquela setinha e vai achar waipoints, localizando seus pontos nominados, se tiver pontos que não te interessa, voce seleciona eles , vai em ferramentas e procura : inverter pontos selecionados, aperta a tecla delete, e vai aparecer um janela perguntando se voce quer apagar somentes os outros waypontos, trilhas, ou ambos, caso queira apagar tudo que não te interessa,
feito isso, vc deve salvar os pontos no formato gps exchange, baixe o programa gps utility gratuito, claro, antes vc deve ligar os pontos para fechar a área, no gps utility, vai em view, e abre reports, la vai aparecer varias informações, inclusive hectares da area.



riquinho
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Out 2009, 14:04

Re: elaboração de mapas para propriedades rurais

#4 Mensagem por riquinho »

complementando, par abrir o arquivo vai em open e localiza o seu arquivo, de preferencia salve em locais de facil localização, area de trabalho pastas especificas etc., aberto vc vai em view e seleciona reports ok,



agnelo araujo
Mensagens: 2
Registrado em: 31 Mai 2010, 13:34

Re: elaboração de mapas para propriedades rurais

#5 Mensagem por agnelo araujo »

Obrigado a todos que tiraram minhas duvidas, agora tenho outra duvida, não to conseguindo baixar o programa gps utility gratuito , tá baixando em inglês. o que posso fazer para baixar em português?
Obrigado.



RodrigoReis
Mensagens: 6
Registrado em: 11 Nov 2008, 18:29
Localização: Franca-SP
Contato:

Re: elaboração de mapas para propriedades rurais

#6 Mensagem por RodrigoReis »

Boa Noite Agnelo;
Sou sócio de uma empresa de Topografia há mais de 10 anos, e trabalho com equipamentos de GPS geodésicos, L1L2.
Me desculpe pela intromissão, mas gostaria de deixar aqui um conselho..
Os GPS da Garmin não foram concebidos para levantamentos topográficos, devido ao seu erro ser imensamente superior ao permitido. Levantar propriedades com eles, ainda mais se for para fins de registro de imóvel, lhe trará grandes dores de cabeça, podendo inclusive te trazer problemas legais. Te aconselho a comprar um equipamento topográfico, que trabalhe não só com código, mas pelo menos com a onda L1. Fazer topografia comercial com um equipamento de navegação, é um tanto arriscado.
Abraços


Rodrigo Reis

Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: elaboração de mapas para propriedades rurais

#7 Mensagem por mhfernandes »

Concordo com o colega, pois trabalho com georreferenciamento de propriedades rurais e também faço os levantamentos com 2 equipamentos GPSs geodésicos, Apoio L1\L2 e rover L1, o georreferenciamento não é bem entendido pelos leigos, muitas pessoas tem como idéia que o fato de levantar um ponto com um aparelho amador é georreferenciar, mas não é bem porai!

Vou citar uns procedimentos básicos para tal serviço.

1-O GPS (O Apoio ou Base L1\L2 Geodésico) tem de ser instalado sobre um marco de concreto com uma distancia mínima determinada da poligonal, esse recebe uma chapinha em alumínio com o nome do marco e o código do responsável pelo levantamento, reconhecido pelo INCRA

2-Um ponto levantado em um vértice de uma propriedade usando o GPS rover L1 (Geodésico) tem que permanecer estático por no mínimo 15 minutos recebendo o sinal do satélite e gravando em sua memória.

3-Depois do levantamento executado é preciso processar os arquivos estáticos em um Software (Pago, sem chaves  , ou qualquer outro tipo de gambiarra, so funciona com Hardlock USB ou LPT1) depois de processados, observar se os pontos estão dentro do padrão que o INCRA exige, se não estiverem, é necessário voltar ao campo e levantar os pontos com problema.

4-GEORREFERENCIAR....Usando esse Software é feito o transporte de coordenadas, para simplificar, A base instalada na fazenda é amarrada nos marcos homologados pelo IBGE para que se adquira acuracia (Precisão na localização geográfica), esse órgão disponibiliza os arquivos em seu site.

5-Depois dessa parte mais fácil do georreferenciamento tem a encrenca dos documentos, ex: assinatura de todos limitantes da propriedade a ser realizado esse trabalho, tabela de coordenadas, tabela de correspondência, memorial descritivo...em fim, a pasta que vai para o INCRA com os documentos é pesada (falo da medida em KG).


Mássssssss... se vc quer fazer levantamentos topográficos com a finalidade de projetos internos que não exigia a assinatura de um profissional qualificado com no mínimo um curso de GEODÉSIA, como por ex, divisão de pasto, levantamento de perímetros para calcular um aceiro ou limpa de pasto, ou ate mesmo locação de um pastejo rotacionado, lhe indico que use um GPS amador (Navegação) de boa qualidade como o Map60 CSx, e se for possível use uma antena externa para melhorar o ganho de sinal.

Uma observação!!! : Hoje para financiamentos, venda e compra de terras, divisão de herança...etc. O Exigido é o georreferenciamento da forma legal.

Um abraço.



gmborges
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Fev 2008, 11:05

Re: elaboração de mapas para propriedades rurais

#8 Mensagem por gmborges »

Fernandes, muito boa a orientação.

obrigado



Gabriel Lisboa
Mensagens: 8
Registrado em: 20 Abr 2010, 11:49

Re: elaboração de mapas para propriedades rurais

#9 Mensagem por Gabriel Lisboa »

Gostaria de fazer algumas considerações em relação aos comentários sobre medição de propriedades rurais usando-se GPS.
Bom, considerando os aspectos legais os GPS não geodésico (GArmin 60 CSX) não se aplicam ao uso legal por não serem equipamentos de absoluta precisão, no caso para Georreferenciamento de imóveis rurais, já para o caso de dimensionamento de pastagens, plantios de cana e milho o GPS não geodésico pode ser usado sem problema algum, pois o erro para uma área de 20 mil m2 será inferior a 10%. já para áreas de 10-20 hectares o erro estimado usando-se GPS e o Trackmaker PRO será inferior a 3%. Concluindo: Para implantação de projetos agropecuários é totalmente viável.

Att.

Gabriel Bacha - GPSMINAS



Tony Fndes
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Jul 2010, 11:49

Re: elaboração de mapas para propriedades rurais

#10 Mensagem por Tony Fndes »

Quanto custa um gps para fazermos medição de área? Qual o melhor?

Obrigado amigos



Shark2014
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Jun 2014, 21:04

Re: elaboração de mapas para propriedades rurais

#11 Mensagem por Shark2014 »

Pessoal, achei que vcs entendem muito de georrefereciamento e mesmo o tópico sendo antigo, vou pedir uma ajuda aqui.
Bom, sou técnico na parte de agricultura de precisão de uma marca e faço mais o serviço de configurar e fazer entregas técnicas para os clientes que em sua maioria possuem piloto automático em suas máquinas.
Estou interessado em fazer pequenos projetos internos como já foi citado anteriormente para criar os mapas dos talhões e baixá-los nos equipamentos das máquinas. Não sei nem por onde começar, alguém ai faz isso? Sei que estes mapas precisam estar em formato shape e sei baixá-los e manusear nos equipamentos, mas gostaria de me aprofundar mais e oferecer este serviço.



Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: elaboração de mapas para propriedades rurais

#12 Mensagem por mhfernandes »

Shark2014, vc pode elaborar os mapas no Autocad, importar pata o Trackmaker e exportar para o shape.



Claudenir Pereira
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Ago 2014, 17:40

Re: elaboração de mapas para propriedades rurais

#13 Mensagem por Claudenir Pereira »

Comprei um GPSmap 62 sc garmin peguei os pontos de uma propriedade e agora quero fazer o mapa. Gostaria de saber com faço e qual o programa utilizo. Agredeço a quem puder me ajudar.



Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: elaboração de mapas para propriedades rurais

#14 Mensagem por mhfernandes »




Marcio_lf
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Mai 2011, 18:24

Re: elaboração de mapas para propriedades rurais

#15 Mensagem por Marcio_lf »

Bom dia.
Boas as reflexões aqui propostas.
Meu caso é exatamente este, quero apenas efetuar as medições para fins de implantação de cultura, definição de tamanho de área, cercas, etc.
Tenho os pontos do GPS (um amigo colheu) e os mesmos estão em um arquivo GTM que abro no Track Maker. Ele também ligou os pontos (vi que são trilhas), tanto do entorno da área quanto da estrada existente.
MEU PROBLEMA:
- Não consigo abrir no Goolge Earth (ao clicar no botão correspondente do track maker)
- Marquei os pontos (ficou vermelho) aí consegui sim abrir no Earth, porém as trilhas não foram. O que eu preciso é do desenho da área no Earth.
- Não quero ligar os pontos dentro do Earth pois o erro é grande, quero abrir o projeto (desenho) no earth direto, já pronto, visto que a pessoa que mediu já me enviou o arquivo GTM pronto, desejo apenas abrir no earth.
Alguém poderia ajudar por favor?
Obrigado. Marcio



Marcio_lf
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Mai 2011, 18:24

Re: elaboração de mapas para propriedades rurais

#16 Mensagem por Marcio_lf »

Eu de novo pessoal...
Cliquei em Control + A no TrackMaker e ele agora abril o desenho no Earth.
PROBLEMA:
- O desenho foi como trilha para o erth, apesar do desenho ter ido não consigo calcular a área
- Ao clicar em propriedade deste desenho no earth consigo apenas identificar o comprimento da trilha e não a área.
Valeu



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Topografia”