Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

Espaço destinado a topografia e o uso com GPS.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Amaral32
Mensagens: 132
Registrado em: 14 Dez 2008, 22:40

Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#1 Mensagem por Amaral32 »

Topo Sao Paulo 5M


Mapa topográfico do estado de São Paulo com linhas de contorno a cada 5 metros.
O mapa vai um pouco além das fronteiras do estado afim de cobrir rios que ficam bem na divisa.

O mapa tem como fonte o recente trabalho desenvolvido pela NASA e pelo Japão (ASTER) fazendo um levantamento topográfico de quase toda superfície terrestre.

Diferentemente do SRTM (usado como base para mapas topográficos mais antigos) o ASTER cobre áreas menores e com maior precisão; principamente em grandes altitudes.
É um mapa de fundo transparente; assim deve-se usá-lo, por exemplo, sobre o TRC Brasil (ou City Navigator Brazil 2010)

O mapa está no formato gmapsupp.img e deve ser colocado na pasta Garmin do sdcard. Não há ainda versão para mapsource.
O mapa foi confeccionado usando freewares (por ex. cgpsmapper); assim está disponível para ser baixado e usado gratuitamente.

Estou usando em um Oregon 550 e funciona muito bem.


Instalação: baixar, descompactar e colocar dentro da pasta Garmin no sdcard

Usado e testado nos seguintes aparelhos: Colorado, Oregon(550) 60Csx e NUVI255W (em todos os casos usado no sdcard).

O arquivo após descompactado (gmapsupp.img) tem 552 MB de tamanho.


Download (R a p i d S h a r e) :

Parte 1
http://tinyurl.com/km6gfu

Parte 2
http://tinyurl.com/lu2wm2

Parte 3
http://tinyurl.com/lwdj7h




...para descompactar use o Winrar.



.
Editado pela última vez por Amaral32 em 02 Ago 2009, 16:18, em um total de 1 vez.



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#2 Mensagem por Danniel »

Baixei por curiosidade, muito bom. Pena que só tem do estado de São Paulo.

Pra quem tem o 60 ou o 76 que só aceita um arquivo gmapsupp.img, use o gmaptool para combinar o arquivo de rodovias com o arquivo topo.

Estou tentando exportá-lo para o mapsource mas ainda sem sucesso.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Avatar do usuário
rodrigodemarque
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Ago 2007, 13:52
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#3 Mensagem por rodrigodemarque »

Instalei no colorado e ficou bom... comparei os contornos desse mapa com algumas trilhas que tinha gravado no aparelho e bateu direitinho...a diferença para o tracksource topo é muito grande; tanto em termos de precisão quanto de detalhamento...
pena não ter versão para mapsource...


Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

Avatar do usuário
castello
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Nov 2008, 16:47

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#4 Mensagem por castello »

Baixei e instalei e realmente é bem legal.

O ideal seria conseguir exportar para o MapSource. Existem ferramentas para isso, mas ao que parece este mapa topográfico gmapsupp.img não contém ID necessários para geração correta dos arquivos para exportação.

Alguém saberia dizer como exporta-lo para o MapSource?



Avatar do usuário
leomoura
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Jun 2008, 15:39
Localização: Balneario Camboriu - SC
Contato:

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#5 Mensagem por leomoura »

existem outros mapas topográficos de outras regiões do Brasil?

e onde consigo??



Avatar do usuário
Nelson A. da Costa
Mensagens: 199
Registrado em: 02 Mai 2006, 18:15
Localização: Jacutinga

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#6 Mensagem por Nelson A. da Costa »

Instalei e funciona perfeitamente.
Detalhe: Abrange muito além das fronteiras do Estado de SP, porém com linhas a cada 15 metros.
Realmente seria interessante se conseguíssemos uma versão para o Mapsource ou TrackMaker.

__________
Nelson


Nelson
60CSx + Nuvi 3460LT
DM - Projeto Tracksource
Sul de Minas

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#7 Mensagem por Angelone »

Amaral, tenho um Vista HCx com sd card de 8gb que só aceita um arquivo gmapsupp.img na pasta Garmin. Isso significa que será o unico mapa q o gps enxergará (testei isso renomeando o original). Parece que os mapas selecionados pelo Mapsource sao conjugados nesse unico arquivo para esse modelo de gps. Por isso tentei com algumas ferramentas (M3, Mapsetoolkit) passa-lo para o Mapsource sem sucesso pois falta algum parametro como Map ID ou outro). Por isso o ideal seria compilar novamente do arquivo fonte como provavelmente voce deve ter feito. O site do projeto Aster é meio confuso e nao consegui me localizar. Será q vc tem como passar o link de onde baixou os arquivos q compilou para img? Por curiosidade também, vc conseguiu simplesmente passar o gmapsupp.img para o seu 60Csx sem sobrepor o de outros mapas ou permaneceram dois arquivos com nomes ligeiramente diferentes, tipo gmapsupp.img e gmapsupp_1.img?
Editado pela última vez por Angelone em 21 Set 2009, 22:55, em um total de 2 vezes.



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#8 Mensagem por Danniel »

Os GPSMap, assim como os eTrex só aceitam um arquivo gmapsupp. O jeito é usar o gmaptool para unir com o mapa rodoviário toda vez que for atualizar.

Também tentei exportar para o Mapsource da forma que já fiz com outros mapas mas sem sucesso.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

cebsfab
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Set 2009, 00:51

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#9 Mensagem por cebsfab »

Tentei instalá-lo mas sem sucesso. ALguém poderia me ajudar? Sou iniciante neste produto. Tenho um Garmin 205.
Colquei na pasta principal do Garmin o arquivo gmapsupp e inseri um unlock code gerado mas qd ligo o gps, aparece uma msg de "impossivel descloquear os mapas" e não localiza satelite algum.
O que posso estar fazendo errado? Tudo?rs

Abrz



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#10 Mensagem por Danniel »

Não precisa unlock nenhum para este mapa.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Avatar do usuário
Fabio Tatuí
Mensagens: 18
Registrado em: 11 Fev 2009, 18:52

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#11 Mensagem por Fabio Tatuí »

Olá pessoal ...

Sou novo nessa coisa de GPS (e mais novo ainda nessa história de forum).
Mesmo assim fuçando bastante, consegui converter esse Mapa Topográfico de São Paulo para abrir no Mapsource usando alguns programas freeware.
Na verdade é bem mais rápido copiar o arquivo gmapsupp.img direto para o cartão do GPS, mas usá-lo no Mapsource ajuda a conferir as rotas e trajetos.
Teóricamente este método de conversão é possivel para qualquer mapa que tenha extensão .img (mas como não tenho mais nenhum mapa com extensão .img eu não pude comprovar esta teoria).
Fragmentei o mapa "Instalável para Mapsource" em 5 partes e estou colocando-os no rapid share. Não sei se é permitido inserir os links para downloads das partes do mapa aqui no forum, e se for permitido não sei como fazer isso. Se for permitido, por favor me avisem via email para eu poder postar os links para download e aproveitem pra me explicar como fazer pra postar os links.
Gostaria tbem que se alguem tiver mapas com extensão .img e queiram que esses mapas sejam transformados em mapas instaláveis para o Mapsource que por favor me enviem os mapas ou os links para eu poder baixá-los, transformá-los e devolvê-los em formato instalável para Mapsource, assim eu posso confirmar se todo e qualquer mapa com extensão .img pode ser realmente transformado para ser instalado no Mapsouce e assim poder postar um tutorial de como realizar esta conversão com segurança.

Aguardo resposta e contato por email ou forum, mas prefiro realizar as atividades pelo forum para eu poder aprender a trabalhar com ele.

Um abraço a todos!!!


Fabio Tatuí
Garmin GPSmap 60CSX
Garmin GPSmap 276C
Garmin Edge 800
Suunto X10MI

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#12 Mensagem por Angelone »

Grande, Fábio! Tinha tentado passa-lo para o Mapsource sem sucesso. Acredito que vc possa postar aqui os links sem problema algum, como aliás fez nosso colega no inicio do tópico, já que o mapa é freeware e nao proprietario como os da Garmin. O ideal mesmo seria voce fazer um tutorial passo a passo, quais programas utilizados, etc, para q todos possam conhecer o caminho das pedras e irmos aprendendo uns com os outros. Qto a arquivos img tem muitos por ai. Se quiser trocar idéias em pvt, meu email é angelozip@gmail.com Abç



Avatar do usuário
Fabio Tatuí
Mensagens: 18
Registrado em: 11 Fev 2009, 18:52

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#13 Mensagem por Fabio Tatuí »

E ai Angelo ... Acredito que seja Angelo por conta de seu Nick e a todos os membros do forum que acompanham este tópico.

Sei que os links não podem ser postados com a palavra rapid share, mas acho que aprendi a fazer como nosso colega Amaral.
Por enquanto só consegui "upar" uma unica parte compactada para download (faltam mais 4), estou com problemas no meu speedy e o processo é demorado, mas assim que upar todas eu coloco os links aqui.
Acredito que termine de upar esse mapa no final de semana e aj postando os links eu já coloco na mensagem as informações para a instalação do mesmo.
Quanto ao tutorial, ele já está até escrito referenciado com imagens e tudo mais, mas vou postar apenas quando eu confirmar que ele é funcional para qualquer mapa no formato .img, afinal não é legal quando a gente pega um tutorial e ele não funciona não é mesmo? E como é o meu primeiro tutorial ...
Na verdade o que está faltando são mapas no formato .img. Voce disse que tem vários perdidos por ai, mas eu realmente não estou encontrando. Poderia me indicar algum caminho onde eu os encontre? Achando-os, testando a conversão e esta funcionando, eu automaticamente posto o tutorial de como realizar a conversão.

Se acaso quiser fonversar via e-mail é só me escrever.

Um abraço a todos!!!

Fabio Tatuí.


Fabio Tatuí
Garmin GPSmap 60CSX
Garmin GPSmap 276C
Garmin Edge 800
Suunto X10MI

Avatar do usuário
Fabio Tatuí
Mensagens: 18
Registrado em: 11 Fev 2009, 18:52

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#14 Mensagem por Fabio Tatuí »

Bom Pessoal ...

Conforme prometido, estou postando o Mapa Topográfico de São Paulo para instalação no Mapsource.
Este mapa é o mesmo mapa já postado aqui pelo Amaral e desta forma portanto sempre é bom lembrar que foi confeccionado usando freewares e assim está disponível para ser baixado e usado gratuitamente. A conversão também foi realizada usando freewares baixados na net.

O mapa foi dividido em 5 partes usando o WinRar e este mesmo programa deve ser usado para unir as partes. É só colocar as 5 partes numa mesma pasta e descompactar a primeira que o programa já faz a sequência concluindo a descompactação de todo o mapa.
Ao final da descompactação, teremos uma pasta com o nome de "Topografico Mapsource Sao Paulo 5m Contour Lines" e no seu interior 67 arquivos(537MB), entre eles o arquivo de instalação "install.bat". Cliquem neste arquivo, vão seguindo as instruções e terão o Mapa Topografico de São Paulo instalado no Mapsource.

Por favor, quem baixar e instalar, responda a este tópico nos dizendo se realmente deu tudo certo.
Continuo dizendo que é muito mais rapido inserir o mapa gmapsupp.img direto pro cartão do GPS pois o que o Mapsource faz é criar este mapa no GPS. O mapa no Mapsource serve mais para "visualizar e/ou criar pontos, rotas e pistas".

As partes do mapa foram postadas no Rapid Share no dia 10/10 e os links para download estão logo abaixo.

parte 1
http://tinyurl.com/yzaxg5u

parte 2
http://tinyurl.com/yge7lvm

parte 3
http://tinyurl.com/yljjurr

parte 4
http://tinyurl.com/ykx3fsd

parte 5
http://tinyurl.com/ygseb73

Espero que aproveitem e por favor escrevam pra contar se deu tudo certo.
O tutorial está quase pronto, com imagens e links para downloads dos programas utilizados, mas aguardo para testar em outro mapa com extensão .img para comprovar sua eficiência. Se funcionar sem problemas, ou posto pra vcs.

Abraços a todos!!!


Fabio Tatuí
Garmin GPSmap 60CSX
Garmin GPSmap 276C
Garmin Edge 800
Suunto X10MI

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#15 Mensagem por Angelone »

Fábio, tive alguns pequenos probleminhas, mas consegui passar para o Mapa Source e para o meu Vista HCx que só aceita um arquivo conjugado de mapas por vez(diferente dos Colorados, nuvis e outros). Para a instalaçao funcionar da forma q vc enviou os arquivos, primeiro o usuário tem q ter instalado o cGPSmapper na pasta \GPS\Programas\cgpsmapperfree, isto porque o arquivo de instalaçao (install.bat) indica o caminho c:\gps\programas\cgpsmapperfree para carregar o cgpsmapper e instalar no MapSource. Caso o cgpsmapper nao esteja nessa pasta tem q editar o install.bat e colocar a pasta em q a pessoa instalou. Segunda questão: uso o Windows 7 e só consegui instalar atraves do modo de segurança, já q ele bloqueia o acesso ao registro no modo normal. Já pelo Windows XP nao tive problemas, desde q o cgpsmapper esteja instalado na pasta acima. Outro detalhe bem importante que passou despercebido para a maioria: a distancia das curvas de nível é 15 metros e nao 5 como todos acham. Ocorre que colocaram uma curva a mais para as delimitaçoes das curvas de 100 metros. Assim temos, por ex., a curva de 800 metros precedida da de 790m e seguida de uma curva a mais de 5 metros, i.e., a de 805 metros, por isso a confusão geral. Afora isso, comparei em detalhes as curvas com as da carta topográfica do IBGE, Agulhas Negras no caso, e percebi q bate no geral, mas perde alguns detalhes como alguns topos de morros. Acho q isso é normal, já que as curvas foram criadas a partir de fotos de satélite e as do IBGE de fotos aéreas, talvez seja por isso. Outra desvantagem desse mapa é que tem somente as curvas de nível, o ideal seria ter pelo menos a hidrografia, mas sem duvida alguma é muitissimo melhor do q nada. Por isso vou investir em transportar as cartas ibge vetorizadas distribuidas gratuitamente (e nao as pesadas jpg gráficas) para o gps. Se vc tiver interesse no assunto entre em contato em pvt, meu email esta acima. Por fim, parabéns pelo trabalho, sua carta vai ser muitissimo util pra muita gente e por eqto é a melhor opçao de topografica vetorizada de sp q temos. Acho q depois de resolvido os detalhes vale até um tópico novo para q mais interessados possam usufruir do beneficio. Estamos no aguardo do seu tutorial. Abraço e obrigado..
Editado pela última vez por Angelone em 16 Out 2009, 20:34, em um total de 1 vez.



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#16 Mensagem por Danniel »

Angelone, porque não passar isso para o Tracksource Topo?


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#17 Mensagem por Angelone »

Daniel, acho mesmo q seria o local ideal para essas discussões, pois lá provavelmente tem gente bem competente q pode ajudar muito. Por isso sugiro ao Fábio ou ao moderador (nao sei como fica em relaçao as regras do fórum) que façam isso...



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#18 Mensagem por Danniel »

Ah, não referia ao tópico, mas os dados em si, já que abrangeria mais pessoas.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Avatar do usuário
Fabio Tatuí
Mensagens: 18
Registrado em: 11 Fev 2009, 18:52

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#19 Mensagem por Fabio Tatuí »

Angelone escreveu:Daniel, acho mesmo q seria o local ideal para essas discussões, pois lá provavelmente tem gente bem competente q pode ajudar muito. Por isso sugiro ao Fábio ou ao moderador (nao sei como fica em relaçao as regras do fórum) que façam isso...
Realmente Angelo.

Em relação ao transporte dessas informações para o tópico do tracksource, tbem não sei como realizá-lo ou se é permitido pelo forum, da mesma forma que não sei se seria errado criar um novo tópico para este mapa e o tutorial que estou terminando. Acredito que realmente quem poderia nos responder seria um dos moderadores do forum ou se alguem souber direitinho como isso funciona poderia ajudar bastante.

Como disse, sou novo nessa coisa de GPS e de Forum tbem. Buscando alguns programas acabei caindo de para quedas num tutorial em ingles que ensinava (bem bagunçado) como fazer essa conversão e acabei achando que essa conversão era completa, mas realmente vc está certo quanto ao arquivo gpsmapper, mas não tinha me atentado quanto a esse importante detalhe, preciso corrigir isso no tutorial antes de postá-lo.
Quanto ao windows, não tive nenhuma experiencia com o windows 7, já no xp e no vista funciona normalmente.
Em relação as curvas de nivel, você está certo novamente, estão com 15m e não com 5 como estava dito.
Tenho também o Topográfico da América do Sul completo para Mapsource com curvas a cada 20m, mas este veio com meu gps e não é free e por isso não é permitido postá-lo :( , além do que ele tem pouco mais de 4 gigas e pra upar seria uma tortura :x , por isso estava procurando mapa um mais detalhado.
Com ctz tenho interesse nas cartas ibge vetorizadas e entrarei em contato contigo.

Concluindo e acertando estes detalhes no tutorial eu o postarei aqui ... prometo não demorar!!!

Abraços a todos!!!


Fabio Tatuí
Garmin GPSmap 60CSX
Garmin GPSmap 276C
Garmin Edge 800
Suunto X10MI

Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: Mapa Topográfico do estado de Sao Paulo

#20 Mensagem por Danniel »

Fábio, esse mapa topo da America do Sul é da própria Garmin? Não encontrei na página deles


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Topografia”