Mapas Garmin superpostos: Como usar?

Relação de perguntas frequentes e suas respostas. Pesquise aqui antes de fazer sua pergunta!
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Mapas Garmin superpostos: Como usar?

#1 Mensagem por nqnnospam »

Primeiro, é importante mencionar que o uso de mapas superpostos em aparelhos Garmin não é recomendado, pois coisas estranhas podem acontecer.

A proposta aqui é mostrar como lidar com as mais comuns destas "coisas estranhas" que podem acontecer.

Para facilitar o entendimento, vou usar um exemplo, escolhido ao acaso.

Vamos supor que eu quero sair de um endereço na cidade de São Paulo para um endereço na cidade de Ribeirão Preto.

Primeiro, como eu já li o FAQ já sei que eu devo entrar em http://www.tracksource.org.br/, na página de downloads, e verificar em qual mapset eu encontro os mapas de municípios:
tmp001.jpg
tmp002.jpg
A cidade de São Paulo está no (mapset) TRC-Brasil, e a de Ribeirão Preto no (mapset) TRU-SP. E agora, o que fazer, já que nem o GPS nem o Mapsource conseguem criar rotas entre mapas de mapsets diferentes?

Vale dizer que, quando este tutorial foi escrito, Ribeirão Preto-SP ainda não estava no TRC-SP. Isso não quer dizer que no futuro isso não mude e a cidade já esteja incluída no TRC-Brasil. O exemplo aqui serve para mostrar como trabalhar com mapsets diferentes.

O primeiro passo é ir a página de downloads do Projeto, baixar o (mapset) TRC-Brasil e o (mapset) TRU-SP mais recentes, e instalá-los no PC (e no Mapsource, portanto).

O jeito é usar algum truques.

1- Primeiro, abra o Mapsource, e selecione o TRC-Brasil (no exemplo da imagem a versão é 6.01a 2009-03-21, mas quando você ler este tutorial uma versão mais nova pode estar disponível).
tmp003.jpg
2- Vamos supor que o ponto inicial da rota é a Rua Serop Kherlakian em São Paulo-SP (escolhida ao acaso). Usamos o Localizar->Endereços para achar a rua desejada:
tmp004.jpg
3- Agora, selecione a ferramenta de rota (aperte r), vá em Localizar (CTRL-F) -> Cidades, e digite Ribeirão Preto:
tmp005.jpg
4- Clique sobre o ponto encontrado, e o Mapsource vai criar a rota. Aperte ESC para finalizar a rota. Observe que a rota aparece na guia de Rotas:
tmp006.jpg
5- Com o botão direito do mouse, clique na rota e selecione "Selecionar Mapas em Redor da Rota", para que o Mapsource selecione automaticamente no TRC-Brasil os mapas que o GPS vai precisar para seguir esta rota:
tmp007.jpg
e observe que o Mapsource seleciona automaticamente 3 mapas do TRC-Brasil. Não esquecer também de marcar a opção "Incluir dados de cálculo de rota" no "pé" da janela:
tmp008.jpg
6- Agora, o destino. Vamos supor que a rua destino em Ribeirão Preto é a Rua Javari. Passe o Mapsource para o TRU-SP, selecione o mapa de Ribeirão Preto, e use então Localizar endereços para encontrá-la:
tmp009.jpg
7- Destino encontrado, crie um waypoint sobre ele (aperte W e clique sobre o ponto de destino). O negócio agora é procurar, nos limites do mapa, um ponto do mapa onde passe a rota criada pelo Mapsource. Afaste o zoom, e acione a ferramenta de mapas (aperte m) para o Mapsource mostrar os limites do mapa:
tmp010.jpg
8- Crie um waypoint neste local (aperte w e clique com o mouse sobre o local):
tmp011.jpg
9- Volte o Mapsource para o TRC-Brasil. No mapa, acione a ferramenta de seleção (aperte s), clique sobre a rota com o botão direito e selecione "Introduzir seção de Rota".
tmp012.jpg
10- Arraste o mouse sobre o waypoint criado no passo 8
tmp013.jpg
e clique com o botão esquerdo. O Mapsource vai recalcular a rota.

11- Na aba de rotas, clique com o botão direito sobre ela e selecione "Rota Propriedades". Surge uma janela. Selecione o último passo da rota (no caso Ribeirão Preto), e mande apagar, acionando o "X" no alto da janela:
tmp014.jpg
12- Agora você pode transferir estes mapas, waypoints e rotas para o seu GPS. Se ele não aceitar rotas, você ainda terá os waypoints. Na início da navegação, selecione somente o mapa TRC-Brasil no GPS, e mande navegar até o waypoint na fronteira do mapa de Ribeirão.

Chegando no waypoint, desative o TRC-Brasil, ative o TRU-SP, e mande o GPS navegar até o ponto final.

O processo pode ser estendido para uma mistura de mais mapas diferentes.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Voltar para “Dúvidas Frequentes”