GPS não se localiza - Recuperando o Almanaque

Relação de perguntas frequentes e suas respostas. Pesquise aqui antes de fazer sua pergunta!
Mensagem
Autor
Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

GPS não se localiza - Recuperando o Almanaque

#1 Mensagem por Alex Rodrigues »

Muitas vezes o GPS não consegue se localizar por causa do almanaque:

- o GPS pode ter perdido o almanaque completamente
- ou o mesmo pode estar desatualizado

Várias podem ser as causas, perda da carga da bateria interna, muito tempo sem ser usado, ligar o GPS num local muito distante do último ponto onde ele foi usado, etc.

Para quem não sabe, o "almanaque de satélites" fica na memória do GPS, e contem várias informações sobre os satélites que são transferidas dos satélites para o GPS só de vez em quando. Estas informações demoram para ser transferidas.

Solução 1:

Para restaurar o Almanaque o mais fácil é transferir de outro GPS. Para tanto veja se o GPS tem na parte de comunicação a opção de enviar e/ou receber o almanaque. Estas opções podem ser um sub menu do protocolo de comunicação da Garmin. Vai precisar ligar os GPS via cabo; o que pode ser feito com o cabo serial de cada GPS mais um Null Modem (que permite a ligar as duas portas seriais 9 pinos e ainda inverter os cabos de dados).

Solução 2:

Alguns programas conseguem fazer isso via PC também (por exemplo, g7towin). Cada programa tem um procedimento diferente, por isso o melhor é ver as instruções do programa. Obviamente será preciso conectar o GPS ao PC, provavelmente através de cabo serial.

Solução 3:

A ultima solução é deixar o GPS por horas ligado tentando comunicação com os satélites depois de informar a região da sua localização:

1) Procure um local onde não haja obstáculos (vegetação, muros, paredes, estruturas de cimento/metálicas/de madeira) para impedir a recepção do maior número possível de satélites (o ideal é a céu aberto, sem obstáculos em nenhuma direção do alto até o horizonte).

O GPS vai ter que ficar neste local por pelo menos meia hora, sem ser desligado nem movido, e sem nada nem ninguém passando por perto para bloquear o sinal.

TENHA PACIÊNCIA, POIS O PROCESSO PODE LEVAR UMA HORA OU MAIS

2) Coloque baterias novas no GPS

3) Desligue o GPS (se já não estiver desligado)

Se possível faça um hard reset do aparelho.

4) Ligue o GPS. Novamente, não mova o GPS e mantenha-o ligado até completar toda a operação (final do passo 7).

5) Após reiniciar, o GPS vai começar a procurar os satélites. Ele pode levar até 10 minutos para obter os satélites, se as condições de recepção estiverem excelentes (sem obstáculos do alto até a linha do horizonte).

6) Depois de localizar os satélites, o GPS vai começar a descarregar o almanaque, o que pode levar até 15 minutos (além dos 10 minutos anteriores), se as condições de recepção estiverem excelentes

7) Para saber se a descarga do almanaque acabou, após mais 30 minutos (além dos tempos do passos 5 e 6), verifique se a data está correta. Em caso de hard reset, a hora vai estar em UTC, e será necessário ajustar o time zone novamente, bem como todas as configurações personalizadas do GPS.

Lembre-se, tenha paciência. Após o passo 4 e até o final da contagem do tempo dos passos 5, 6 e 7, não mova o GPS nem tente acionar nenhuma função dele.

Os prazos de tempo acima foram estimados supondo que o GPS está num local com condições excelentes de recepção, sem obstáculos de nenhum tipo, do alto até a linha do horizonte, em todas as direçõees. A presença de obstáculos vai aumentar os tempos, e pode até inviabilizar todo o procedimento.

Como fazer HardReset:

No 60C/60CS/60Cx/60CSx/76C/76CS/76Cx/76CSx
No Vista/VistaC/Legend/Venture/VistaCx(?)/LegendC(?)/LegendCx(?)

Editado por nqnnospam em 09/04/2008.



renatojumkassa
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Jul 2016, 21:51

Re: GPS não se localiza - Recuperando o Almanaque

#2 Mensagem por renatojumkassa »

Quando estamos viajando e o GPS perde a rota e fica no vazio tem ligação com esse almanaque?? ou as vezes ele fica fora da pista...andando em paralelo com ela.



evandro marques d.
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Abr 2017, 09:01

Re: GPS não se localiza - Recuperando o Almanaque

#3 Mensagem por evandro marques d. »

eu tenho um tro2 usei uma vez no orange .ai fiquei um tempo sem usau fui por em outro chipa e cadastrar no orange de novo da como id sendo usado o q fazeer



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Dúvidas Frequentes”