Qual GPS Comprar?

Relação de perguntas frequentes e suas respostas. Pesquise aqui antes de fazer sua pergunta!
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Qual GPS Comprar?

#1 Mensagem por nqnnospam »

A pergunta mais frequente do fórum sem dúvida é "Qual GPS comprar?"

Obviamente, todos querem um GPS que faça tudo, e custe nada :lol:. Infelizmente isso não existe. Tendo esta limitação em vista, o que se pode fazer é escolher um modelo com melhor relação custo benefício.

Mesmo assim, ainda resta a questão da aplicação que se quer dar ao GPS.

Se a aplicação for profissional, isto é, para demarcações com fins legais, ou uso em aplicações que demandem alta precisão (centímetros ou menos), então a resposta não está neste tópico, mesmo porque tais receptores custam muito caro (dezenas ou centenas de milhares de reais).

Mesmo se a aplicação for amadora (para "navegação" como se costuma dizer), a questão da aplicação que se quer dar ao GPS ainda permanece.

Nas sugestões a seguir, estou considerando somente os modelos da Garmin, porque até agora são os únicos compatíveis com os mapas do Projeto Tracksource.

Também estou considerando só modelos que suportam mapas, pois não vejo muita vantagem hoje em comprar um modelo que não tenha esta capacidade.

Por considerar somente modelos que aceitam mapas, limito minhas sugestões somente aos modelos coloridos, porque a visualização de mapas fica extremamente prejudicada em modelos monocromáticos.

Vale ressaltar que as considerações a seguir representam minha opinião, apesar de eu saber que muita gente concorda comigo. Recomenda-se ao comprador ler o manual do modelo escolhido antes de comprar (sempre é possível descarregar o manual do site do fabricante).

Abaixo "fixo" significa um GPS que não vai ser removido do local de uso, isto é, vai ficar sempre fixo num painel. "Portátil" significa um GPS que será usado em vários locais diferentes.
_________________________________________________________
1) Uso terrestre portátil (a pé ou em veículos terrestres)

Por uso terrestre portátil entenda-se o uso a pé (caminhas, trekking, hiking, escaladas, alpinismo, etc.) ou em veículos terrestres (bicicleta, moto, carro, caminhão, etc.).

O modelo indicado nesse caso é o Garmin GPS Map 60Cx.

Se o usuário pretende usar o GPS como bússola onde não há recepção de satélites, ou se deseja uma maior precisão nas medidas de altitude (escaladas, alpinismo, etc.), então recomenda-se o Garmin GPS Map 60CSx.

Aqui alguém pode dizer "Ahhh, o modelo tal (eTrex Legend, Vista, VistaC, LegendC) é mais barato. Não é possível usá-lo no carro?". Possível é, mas em muitas circunstâncias ocorrerão problemas de recepção, de velocidade de atualização da tela, dificuldades de visualição, etc.

__________________________________________________________
2) Uso terrestre E náutico portátil

Por uso terrestre ou náutico portátil entenda-se todas as aplicações do item 1, mais o uso em embarcações (lanchas, veleiros, caiaques, rafting, etc.).

O modelo indicado nesse caso é o Garmin GPS Map 76Cx.

Se o usuário pretende usar o GPS como bússola onde não há recepção de satélites, ou se deseja uma maior precisão nas medidas de altitude (escaladas, alpinismo, etc.), então recomenda-se o Garmin GPS Map 76CSx.

Vale ressaltar que ambas as linhas, 60 e 76, são a prova d'água. A diferença é que, a linha 76 bóia ao cair na água, enquanto a linha 60 não. Assim sendo, é possível atravessar um rio a nado com modelos de ambas as linhas na cintura, contudo se você estiver pescando e o seu modelo da linha 60 cair na água, ele vai ao fundo. Um modelo da linha 76 não.
__________________________________________________________
3) Uso terrestre E/OU náutico fixo

Para uso fixo em veículos terrestres de quatro rodas ou em embarcações (lanchas, veleiros, etc.), recomenda-se o Garmin GPSMap 276C.

Observar que nada impede o uso do 276C numa bicicleta ou na mão (ele vai funcionar nestas condições), mas o seu tamanho maior pode torná-lo inconveniente.

Aqui nesta opção, se for excluído o uso náutico, pode-se incluir também PDAs (Palm, PocketPC, PocketPhones, etc.) com GPS incorporado, ou externo bluetooth (neste último caso tanto o PDA quanto o GPS precisam ter Bluetooth, obviamente).
__________________________________________________________
4) Uso terrestre não veicular portátil

Por uso terrestre portátil não veicular entenda-se o uso a pé (caminhas, trekking, hiking, escaladas, alpinismo, etc.).

Neste caso o modelo recomendado é um Garmin eTrex VistaCx.

__________________________________________________________
5) Uso terrestre exclusivamente veicular (Navegadores Pessoais)

Estão disponíveis hoje no mercado nacional vários modelos de receptores GPS que se enquadram na categoria dos "Dispositivos de Navegação Pessoal (PND's)", também chamados de "Navegadores Pessoais".

Como exemplos de PNDs nacionais temos: Airis, CarTrip, Delphi, Quatro Rodas, etc. (todos são versões nacionalizadas de algum modelo internacional). Não nacionais temos os StreetPilot's, Nuvi, Mio's, etc.

Os PND's são muito divulgados na imprensa, e apesar de serem chamados de GPS, na realidade têm uma série de limitações que restrigem sua aplicação quase que exclusivamente ao uso veicular e em regiões cobertas por mapas roteáveis do fabricante. Sem um mapa roteável o PND basicamente não serve para nada, perde a sua capacidade de orientar o usuário. Todas as suas funções de orientação/navegação dependem de haver mapa roteável disponível.

Todos são muito parecidos e apresentam basicamente os mesmos recursos de orientação. Alguns modelos possuem recursos extra (reprodução de MP3, JPG, conexão Bluetooth, etc.), mas que não influenciam nas funções de orientação/navegação. O fator determinante na compra deve ser a cobertura do mapa. Antes de comprar, verifique junto ao fabricante do modelo de interesse se há mapas disponíveis para a região onde o PND vai ser usado.

__________________________________________________________
6) PDAs (Palm/PocketPC) ou Pocket Phones com GPS Bluetooth

Uma solução muito popular nestes tempos de convergência, é usar PDAs com GPS Bluetooth, ou então PDAs já com GPS integrado.

Uma desvantagem dos PDAs é que, obviamente, deve-se excluir aqui os usos radicais, pois ninguém vai atravessar um rio com um PDA na cintura, ou levá-lo numa "aventura" de dias sabendo que a bateria dele não dura mais que algumas horas (onde achar uma tomada no meio do mato para recarregar o PDA e o GPS Bluetooth). Os PDAs são indicados para quem já tem um PDA e não quer investir num GPS portátil, e pretende usar com GPS somente dentro do carro.

Outra desvantagem é que o PDA quase nunca vem com um programa capaz de conversar com o GPS, mostrar mapas, fornecer instruções de voz, etc., etc., todas aquelas funções que já vem prontas caso se compre um GPS portátil. É comum as pessoas acharem que basta comprar um GPS Bluetooth, mas isso não é verdade. Só o que o GPS Bluetooth faz é determinar a posição. Todas as outras informações e funções ficam por conta do programa que será instalado no PDA.

Como existem inúmeros programas disponíveis, com funcionalidades nem sempre iguais e formatos de mapas sempre incompatíveis, é preciso pesquisar bem antes de comprar. Alguns programas famosos são o Garmin QUE (há um tópico no fórum sobre GPS x PDA explicando como instalá-lo), Destinator, Apontador, Route66, etc., mas há muitos outros no mercado. Quase todos são pagos, e em geral é necessário pagar pela atualização dos mapas.

A questão mais difícil é achar algum que tenha mapas decentes do Brasil. Observar que os mapas gratuitos do Projeto Tracksource só são compatíveis com o programa Garmin QUE, ou o mais recente, Garmin Mobile XT.

Também existe a questão de qual GPS Bluetooth comprar. Bom, no quesito compatibilidade, todo GPS Bluetooth é compatível com todo PDA Bluetooth. Como eu já disse antes, todas as funções avançadas são executadas pelo programa instalado no PDA, portando os critérios para escolha do GPS Bluetooth são basicamente:

- preço
- o chipset (melhor que seja o SIrfStarIII),
- disponibilidade de acessórios disponíveis (carregador veicular, carregador de parede, acessórios de fixação para veículos)
- duração das pilhas
- se ele vem ou não com algum programa para ser instalado no PDA, e caso venha, se esse programa é compatível com o PDA e tem mapas do Brasil


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Voltar para “Dúvidas Frequentes”