O que é DATUM?

Relação de perguntas frequentes e suas respostas. Pesquise aqui antes de fazer sua pergunta!
Mensagem
Autor
Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

O que é DATUM?

#1 Mensagem por Alex Rodrigues »

Datum é o sistema de referência usado para o controle geodésico e para o cálculo de coordenadas de pontos na superfície da Terra.
por exemplo o datum oficial do Brasil é o SAD-69. Datum é a referencia inicial do seu sistema de coordenadas ou projeção. Todo o sistema GPS trabalham apenas em WGS84, porém os aparelhos convertem essas coordenadas para outros Datums.

Cada localidade do Globo terrestre tem um Datum padrão que melhor ajusta as coordenadas aquele local, sendo assim, vc precisa saber que:

- No Brasil o Datum oficial do IBGE é o SAD69 (South American Datum 1969), porém já tivemos muitos mapas publicados antigamente utilizando o Datum "Córrego Alegre"
- Se vc estiver analisando qualquer mapa, sempre veja em que Datum ele foi feito e configure seu GPS com esse mesmo Datum.

então, basicamente, o datum padrão é WGS84, porém se for comparar uma coordenada com algum mapa/carta, configure o GPS para esse mesmo Datum que a precisão da sua coordenada será bem melhor.



Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

#2 Mensagem por Igor »

Uma correção, o datum oficial do Brasil é o SIRGAS-2000, foi adotado este ano, se não me engano em maio.

[]s


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

Avatar do usuário
PHD Hum
Mensagens: 23
Registrado em: 03 Set 2006, 22:52
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Datum dos Mapas e Trilhas- Site do TrackMaker

#3 Mensagem por PHD Hum »

Gostaria de confirmar se os mapas e trilhas disponibilizados para download, no link "Mapas" do site do TrackMaker, São todos para o Datum WGS 84?
Como saber o Datum de um arquivo ".gtm" ou ".gz", caso não haja nenhuma informação? Pergunto porque notei que o Programa GTM Free abre sempre com o último Datum utilizado.
Grato
Humberto



Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#4 Mensagem por Ruy Lerac »

Num arquivo digital, o datum original é uma das informações ali codificadas e será automaticamente ajustado ao datum configurado no software que vc está utilizando para abrir este arquivo. não há necessidade de maiores preocupações com este detalhe. Se houver uma imagem (mapa impresso) inserida e referenciada neste arquivo a coisa muda de figura. Neste caso deve-se sempre manter o datum original do arquivo, que deve ser o datum usado na confecção do mapa. A maioria dos softwares, quando detecta uma imagem inserida num arquivo digital, avisa que não deve ser alterado o datum e pergunta se vc quer abrir com o datum original.


[ ]'s Ruy Lerac

Avatar do usuário
PHD Hum
Mensagens: 23
Registrado em: 03 Set 2006, 22:52
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#5 Mensagem por PHD Hum »

Caro Ruy
agradeço pela resposta. Como estou iniciando agora no assunto GPS, praticamente tudo é novo para mim.
Abrs
Humberto



Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#6 Mensagem por Ruy Lerac »

OK, Humberto

Uma coisa que irá ajudá-lo é pesquisar aqui no fórum utilizando palavras chaves das suas dúvidas.

Tem um livro, escrito por um dos nossos colegas, que eu acho fundamental para quem gosta de gps. Conheça-o em http://www.meuprimeirogps.com.br . É baratinho.


[ ]'s Ruy Lerac

Avatar do usuário
PHD Hum
Mensagens: 23
Registrado em: 03 Set 2006, 22:52
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#7 Mensagem por PHD Hum »

Valeu, Ruy
tenho feito bastante disso. Quanto ao livro, comprei-o pela Internet, na MundoGeo.
Abrs
Humberto



Avatar do usuário
rovane
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Dez 2005, 08:08
Localização: Florianópolis
Contato:

#8 Mensagem por rovane »

Igor escreveu:Uma correção, o datum oficial do Brasil é o SIRGAS-2000, foi adotado este ano, se não me engano em maio.

[]s
Apenas para complementar, ele foi implantado oficialmente no dia 25/02/2005.
Consideramos ele exatamente igual ao WGS84. Portanto, se precisar utilizar o SIRGAS2000, configure ele como WGS84 e tudo funcionará perfeitamente...

até mais,
Rovane



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Dúvidas Frequentes”